A manchete do Jornal O Globo de hoje, 22/03/2013, não podia ser mais feliz!!
"Apagão Logístico faz China cancelar compra de soja".
Senhores e senhoras, está aí uma crítica à incompetência gerencial do governo que não se poderá contrastar. É claro que esta incompetência não é privilégio do Governo Petista, pois durante oito anos do Governo FHC, nada ou quase nada foi feito nesta seara também. Aliás, menos do que o Governo petista fez.
Mas isso não retira a parcial culpa do governo pelo fato. Há onze anos no Poder, o Executivo, que tem mérito absoluto em crescer a pauta de exportação e importação brasileira, muito mais do que FHC, em expandir tratados internacionais de comércio pelo Globo ao invés de insistir em ser satélite da Europa, EUA e Japão, enfim, com todo o sucesso em crescer o comércio exterior, deveria ter o Governo já realizado todo um conjunto de obras, e especial portos, para escoar produção brasileira que também só aumenta!!!
É claro que não dá para exigir que toda a logística se refaça ou cresça em pouco tempo, mas por que, eu pergunto, o Arco Rodoviário do Rio de Janeiro não está pronto?!?! Por incompetência absoluta do atual governo petista!!! Por descomprometimento com as obras de logística!! E isso por todo o País!!!
O governo se esforçou para entregar o superávit que a mídia queria? Sim, e entregou 1/5 de todo o superávit de 2013 em janeiro!! Difícil exigir que o governo fizesse diferente, porque a mídia cobrou isso!! Mas precisaria ser feito toda essa economia? Não seria melhor ter acabado com o Arco Rodoviário do Rio de janeiro, portos pelo País, estradas?!?! Afinal o superávit foram de 33 bilhões!!!!!!!
Veja que a própria mídia tem culpa também!! É ela, essa miserável, vendedora de manchetes e atacante do governo de carteirinha, que fica exigindo cumprimento de superávit.. aí o governo entrega o superávit, economizando o dinheiro que poderia ter ido para a logística, e quando há o "apagão logístico" passa a acusar a incompetência do governo!!!
É claro que o governo não poderia sair gastando, pois além da questão do superávit, há o de que aumento de investimento/gasto público pressiona inflação e no fim de 2012 a inflação fechou em 5,84%.
Mas entendemos que como o horizonte inflacionário está melhor, se pode esse ano gastar mais e realizar mais. E é o que acontecerá, pois é ano anterior à eleição.
Enfim, o apagão logístico existe. Dessa vez não é factoide da imprensa. Ressaltar isso é bom para o País e o Globo, nesse caso, está de parabéns, apesar de a grande mídia ter contribuído para esse apagão ao exigir superávit (exigência de bancos par garantir pagamento de dívida pública) e não exigir o cumprimento de obras de forma mais veemente, inclusive apontando que não é necessário exagero de superávit e que ao invés disso deveria se priorizar o investimento público!!
Mas a imprensa não está aqui para ajudar não é? Quem sabe um dia? Ela está aqui para garantir a eleição do PSDB. Então ao invés de apontar corretamente erros de governo, como o faz agora com o apagão logístico, e que são vários e podem ser legitimamente explorados, ela exige várias coisas puxando cobertor curto pra cá, pra lá, pra acolá, no sentido de desbaratinar o governo e depois apontar as não realizações. Essa é a minha impressão.
Mas se apontasse cordatamente os erros e descumprimentos, o que muitas vezes faz, estaria colaborando para o desenvolvimento do País ao mesmo passo em que poderia cobrar os resultados almejados de forma completamente legítima.
A China, com esse rompimento de contrato, deixando de comprar 5% da produção de soja do País, fez mais pelo investimento na logística daqui para frente do que qualquer oposição ou a mídia poderia fazer!!! Agora os empresários e a mídia pararão para pensar sobre exigências de cumprimento de excessivos e desnecessários superávits fiscais. Agora se dará a devida atenção à logística por medo efetivo de perda de negócios.
Para a economia interna... um pequeno alívio para o consumidor.. a soja volta ao mercado interno e pode baixar alguns preços por aqui!! Assim esperamos.. ao menos isso!! rsrsrsr
p.s.: Senhores, antes de escrever um artigo sobre o tema, Fábio Megale, colaborador constante do Blog, informa que o problema de excesso de prazo ocorreu no Porto de Santos, privatizado!!! E que um dos problemas de incapacidade de escoamento da produção é que a RFFSA, privatizada, não teve sua malha viária aumentada pela empresa privada que hoje à administra!!! Verifiquem por favor esses dados que demonstram que a culpa pela desistência de contratação da China da soja brasileira é da área privada e não do Governo, no caso!!!! Gravíssima a informação omitida pela mídia convencional.
p.s. de 05/04/2013 - senhores, Fábio Megale me informou por email que Porto de Santos está sob administração mista, através de empresa federal com participação majoritária do governo. Ou seja, a despeito da adminstração do Porto de Santos ser por empresa de natureza privada, hoje é uma estatal, segundo, parece, determinação de uma Medida Provisória. Assim, em relação à administração do Porto de Santos, apesar de a empresa não se confundir com o Governo, como a Petrobrás, Banco do Brasil e CEF, o governo tem sua parcela de culpa em no mínimo se omitir em cobrar soluções. Mas a privatização da RFFSA e a falta de expansão de sua malha é culpa privada. E o governo tem culpa geral na falta de estruturação logística dos portos, pois se quer aumentar escoamento de produção, se licenciamento ambiental demora, o governo tinha que agir com antecedência para viabilizar os investimentos e a melhora da logística, inclusive acusando ou chamando a responsabilidade da área privada no que fosse de sua responsabilidade. Ficamos assim.
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