segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FHC x Lula: corrupção, compra de votos e abordagem da mídia

Pessoal, lendo no Blog do Moreno um artigo de hoje 10/12/2012 sobre a meta da Dilma para construção de 3,4 milhões de casas populares até 2014, me deparei com um comentário que nada tinha a ver com o artigo, assim como todos os comentários do artigo, mas eu achei interessante, objetivo e real.

Apesar do tema do artigo ser outro, os comentários passaram a falar de malversação de dinheiro público, mensalão e coisas do gênero; foi quando  um comentarista/leitor teceu o paralelo entre FHC, LULA e a diferença de liberadde investigativa e abordagem da mídia a fatos que ele considerava assemelhados em corrupção e compra de voto nos dois governos mas com abordagens distintas da mídia convencional. Não discordei da abordagem, portanto, achei interessante trazer para vocês.

Assim, trasncrevo as palavras de Danilo Urbano a seguir:

" O procurador envagetador de FHC


Mais de 4 mil processos ficaram parados no gabinete do procurador-geral Brindeiro, durante os oito anos do (des)governo FHC:

Privatizações, Proer, Sivam, ....

Nada, nenhum escândalo do governo FHC foi investigado. Nenhum.

O pior: após seu governo, FHC passou a ser tratado pela velha imprensa com condescendência.

Nenhum jornalista lhe faz perguntas sobre a impunidade em seus oito anos de governo.

FHC nunca foi confrontado com a compra de votos à sua reeleição, engavetada por seu procurador-geral.

FHC, como Lula, disse que “não sabia” da compra de votos para a reeleição.

Alguém questionou FHC ?

O Ministro Gilberto Carvalho colocou o dedo na ferida:

“Todos os órgãos de vigilância e fiscalização têm liberdade para investigar hoje.

Nos governos FHC não havia autonomia”.

É verdade.

Nenhum jornalista foi capaz de refrescar FHC, suas lembranças seletivas, seu “engavetador-geral” e a compra de votos à sua reeleição."

Ficou interessante. Para mim, esse debate já está um pouco ultrapassado, pois já falamos sobre isso muitas vezes, o que não significa justificar os erros ou compactuar com os erros de um grupo de petistas. Mas que o Danilo tem muita razão, amigos, isso tem.

Abs ao Danilo, seja ele quem for. Este tipo de resgate de memória e crítica sobre os fatos levam o País a frente.

Acesse o artigo do Blog do Moreno e procure o comentário original (datado de 10/12/2012 às 11:25) de Danilo Ester Urbano em
http://oglobo.globo.com/pais/moreno/posts/2012/12/10/dilma-meta-do-governo-contratar-3-4-milhoes-de-moradias-ate-2014-478370.asp

p.s. de 13/12/2012 - texto revisto.

4 comentários:

  1. Olá Mário,

    Venho aqui dar mais uma contribuição ao BLOG... Embora, por razões pessoais que você está cansado de saber, ser anti-tucano, algo que eles, automaticamente, já me rotulam petista (somente porque voto sempre no outro e não no partido) como se apenas houvesse duas opções, faria meu comentária parcial demais, então, compartilho o vídeo do programa 'HARD TALK' da BBC, caracterizado pelas perguntas contundentes aos entrevistados que, nesse caso o entrevistado é Fernando Henrique Cardoso, explicita exatamente o que você descreve neste POST. Na segunda parte da entrevista, exatos 1:12m, o entrevistador em comparação às denúncias de corrupção do governo Lula, FHC é questionado pela leniência na apuração dos inquéritos do seu governo e, FHC, já afirmando que na sua época não houve nenhum indiciamento de qualquer membro do seu governo, foi cortado pelo entrevistador que apontando como causa a atuação de Geraldo Brindeiro para fazer parar qualquer ato ... bom, é ver e crer, observe as feições do rosto de FHC (P... da vida!) e a situação que o entrevistador o colocou:

    Hard Talk - BBC - Primeira parte:
    http://www.youtube.com/watch?v=zv7vLVz_tvI

    Hard Talk - BBC - Segunda parte:
    http://www.youtube.com/watch?v=cmAKMby2B0M

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Procuradores da República punidos na era FHC por terem denunciado o braço direito do então presidente no caso do TRT em São Paulo:

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/posts/view/midia-esquece-parceria-com-procuradores-punidos

    ResponderExcluir
  3. Excelente contribuição AG COSIF!! Esse site do observatório da imprensa é muito bom.

    Abs

    ResponderExcluir