segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Defesa do Estado Mínimo e falta de investimento em serviço público mata brasileiros e desorganiza o Estado em todo o País

Pessoal, acabei de ouvir uma informação no "Programa Bom Dia Brasil", há dez minutos, dia 17/01/2011, no canal aberto da Rede Globo de Televisão, pelo jornalista Alexandre Garcia: "há falta de servidores da defesa civil"!

Agora, que morrem pessoas, a Globo deu uma olhadinha na necessidade de funcionários públicos da área respectiva.. que bonito.. que responsável...

O que nós do blog falamos desde o primeiro dia?!?!!? É uma palhaçada e uma irresponsabilidade as notícias e artigos de inchaço de funcionalismo público!!!

Veja esse resumo de notícias que eu falarei, cuja maioria das informações você identificará com facilidade, e constate o DESAPARELHAMENTO DO ESTADO, o que põe em risco a vida de brasileiros e desorganiza a capacidade do Estado de prestar serviço essencial à população em diversas áreas.

1 - A cidade de São Paulo tem 407 áreas de risco, mas somente tem 350 servidores da Defesa Civil. O Coronel responsável pela Defesa Civil da cidade de São Paulo disse, em entrevista no "Bom dia Brasil" de hoje, que "não só servidores e veículos resultam em serviço adequado, mas a força de vontade dos que estão trabalhando também conta". Eu tenho pena desse Coronel que foi indicado para coordenar a Defesa Civil, mas que não tem gente ou material suficiente para trabalhar. Morreram 5 pessoas na cidade de São Paulo com as chuvas de janeiro.

2 - A falta de controladores de vôos, servidores públicos civis e militares da Aeronáutica, desregula o serviço de tráfego aéreo e obriga esses servidores a trabalharem além das horas obrigatórias normais, cansando-os, desestimulando-os, mantendo-os horas e horas diárias longe de sua família, que também faz parte da vida dessas pessoas. Isso resultou naquele grande problema de alguns anos atrás, com possibilidade de paralisação e greve na área, mas como são militares, estavam sob risco de prisão!!!! E vocÊ, que pega avião, fica como?!?! Para formar um controlador demoram 8 meses ou trÊs anos, e só tinham uns trinta (não sei se só para o Aeroporto Internacional do Galeão ou se para todo o Brasil!!), obrigando à alteração de rotina de trabalho a cada licença médica de um deles!!! É ridículo!!!

3 - As informações sobre chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro chegaram a ser produzidas pelos serviços metereológicos, mas a informação não pôde ser útil e evitar 606 mortes até agora. Por quê? Porque não tinha servidor técnico suficiente para analisar a informação e organizar medidas de aviso à população!!!!! Brincadeira...

4 - Nos hospitais públicos, filas... não há médico suficiente.

5 - Nas Escolas Públicas, lotação. Não há escolas ou professores suficientes...

6 - Nas Justiça Federal, onde trabalho, não há uma Vara Judiciária com a lotação completa!!! Há também falta de Juízes. E a demanda da população é absurda. Há seis Juizados Especiais Cíveis para a demanda de 8 milhões de cidadãos das cidades do Rio de Janeiro, Itaguaí, Mendes e Seropédica! Enquanto a Justiça Estadual tem mais de sessenta só para o Rio de Janeiro. Mesmo assim conseguimos atingir as metas judiciárias definidas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça)... mas tem funcionário que trabalha, às vezes, 12 horas por dia... Por que a Globo não faz um especial sobre servidores que trabalham além da conta?!?!?!?

Tudo isso e muito mais, gente, impede o oferecimento de serviço públio de qualidade a você, expõe a saúde de cidadãos pobres ou ricos, que pagam impostos, e ceifa vidas!!!!

É contra essa desinformação em massa que me levanto!! Junte as informações homeopáticas que passam pela grande mídia!!! Constate que há falta de servidores!!! Só quando ocorre desastre é que a porcaria da grande mídia pára para ver o que deu errado... e aí vê falta de estrutura e falta de servidores para prestar serviço público!!! É brincadeira!! É uma irresponsabilidade!!!! Antes disso era "governo contrata demais", "governo incha serviço público"!! Incha onde seu bando de irresponsáveis?!?! Aponta inchaço!!!

Aí morrem pessoas e vêem que não há funcionário, materiais e veículos de defesa civil suficientes.... se não existisse esse blog eu acabaria doente. Pelo menos eu desabafo e te informo para ver se um dia isso muda. Lula foi o único que investiu maciçamente no serviço público, e por isso sua aprovação é de 80% no fim de governo. 80% não é só pobre, gente. Quem vê, questiona e acompanha pode constatar.

Na época de FHC as Forças Armadas tiveram de desligar Recrutas porque não tinham dinheiro para a alimentação dos mesmos. Aí pergunto, quando for necessário ter soldados treinados, fortes e saúdáveis, a Globo vai publicar para melhorar o investimento nas Forças Armadas?!! Vai dar tempo?!??!

Investimento em serviços públicos já!!! Estudo sobre as necessidades de material, veículos e servidores em todas as áreas já!!! E respeito pelo serviço público, além de de reconhecimento Já!!! Garantamos a contrapartida do pagamento de nossos impostos!! Exijamos serviço público em quantidade e qualidade. Por que se dependermos da grande mídia e dos grandes empresários, será Estado Mínimo, falta de servidores, falta de qualidade e quantidade de serviço público para você e piora de qualidade de vida para o cidadão e sua família, prejuízo na segurança pública, na saúde, na educação e até na Defesa Nacional!!

O que eu posso fazer é informar e alertar. O que nós podemos fazer é nos informarmos e informar nossos amigos e familiares, votando sempre melhor, consicentizando-nos da importânica do serviço público, conscientizando-nos de que o serviço público é nosso e, se ele está insuficiente, não é apedrejando ou impedindo o investimento que melhorará. Ele melhorará com nossa participação. Com a exigência de contratação de servidores de qualidade em quantidade suficiente. Com salário adequado à complexidade do cargo. E com definição de metas e cobrança de resultados.

O serviço público é nosso. Não somos cleintes... SOMOS PROPRIETÁRIOS, DONOS. E é a única coisa que temos do Estado pelo imposto que pagamos. Não a Estado Mínimo! Sim aos Estado do tamanho que tem que ser para a nossa sociedade em um dado momento.

Nos EUA há o dobro de servidores públicos em relação ao número total de trabalhadores no país. Aqui é 11%. Nos EUA são 22%!!!! Ou seja de cada 100 trabalhadores nos EUA, 22 são funcionários públicos. E aqui, de cada 100, somnete 11 são servidores públicos. Não seja bucha!!! Se informe sobre o que te interessa!! E confira no google as informaçãoes que publico aqui!!!

Abraços de seu amigo e concidadão

Mário César

4 comentários:

  1. A teoria da mídia patrocinada não é a do ESTADO MÍNIMO é do ESTADO QUANDO CONVENIENTE, assim, eles preconizam que INICIATIVA PRIVADA é capaz de gerir os serviços e a infra estrutura aos cidadãos, mas quando questionados porquê já não investem em prol da sua região, logo respondem que isso é responsabilidade do Estado. Lembro-me da pregação de um ex-presidente doutor honoris-causa da Sorbonne de Paris dizendo que a privatização das empresas brasileiras traria concorrência, queda de preços e empregos à população, porém, até a data atual vejo pessoas em cursos para concursos dos cargos públicos e empresas estatais. Se a tal "iniciativa privada" só dá empregos aos apadrinhados e simpatizantes da oligarquia TFP, nada mais providenial que o Estado ofereça cada vez mais empregos que ele possa arcar para, inclusive, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

    Sobre a Rede Globo, digo que ela atualmente tem opinião decadente e ignorância proposital, portanto, oportunista (audiência). Atualmente, ela ainda tem a maior fatia economica do mercado publicitário, mas não tem maior audiência, justamente porque o instituto em que se baseia (IBOPE) faz sua auditoria apenas nas residências de público com potencial de consumo, não há aparelhinhos ligados nas TVs interioranas, nem nas favelas das grandes capitais visto que esse público é desinteressante. Salve! Salve! Rede Record! A maior pedra no sapato deles.

    Sobre o DESAPARELHAMENTO DO ESTADO e a TENDÊNCIA NA OPINIÃO DA GLOBO, é que eles logo começam a fazer reportagem nos comparando aos EUA e Japão. A reportagem tão minimalista, tendenciosa no nosso comparativo de inferioridade que omitem alguns detalhes relevantes, como:

    1- Mostraram o sistema de monitoração climático americano com radares e sistemas complexos que avisam sobre possibilidade das catástrofes climáticas, mas a Globo nem enfatizou o assunto "Katrina" que destruiu 80% de New Orleans, matou 1833 cidadãos e deixou toda uma população mais de 7 dias sem socorro e nenhuma assistência.

    A versão atual do sistema só foi construída após esse evento. FOI UMA RESPOSTA POLÍTICA!

    2- Falaram do Japão sobre os sistemas para prever terremotos e tsunamis, mas abstraíram o fato que os sistemas só começaram a ser construídos depois do terromoto de 7,2º Ricther que destruiu por inteiro a cidade de Kõbe (centro economico e industrial) em 1995.

    Pode-se citar diveros eventos na Europa e até o caso de 11 de setembro no aspecto segurança de aeroportos, ou seja, infelizmente o Estado vai agir conforme o cenário.

    Pecado é SABER E NÃO AGIR como aconteceu na época do Doutor da Sorbonne que sabendo pelos relatórios técnicos sobre longa estiagem e baixa da bacia hidrográfica não investiu em geração de energia por termoelétricas e tivemos racionamento.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes informações. Felizmente não sou só eu e você que vemos essas coisas. Uma nova mentalidade surge. A sociedade não é mais refém da mídia. Os veículos de mídia que mais rapidamente perceberem isso, colherão os frutos de crescimento de credibilidade. A sociedade da internet se independeu da grande mídia como criadora de pauta de discussão social, assim como única (ou quase isso) formadora de opinião. Graças a Deus. Até hoje já são quase 4.800 acessos neste blog, a partir de diversoso países, em menos de sete meses. E assim vários outros blogs.

    ResponderExcluir
  3. A ponderação que trago em relação à aplicabilidade de privatização ou não é: onde ela é eficeinte e onde não é? Onde ela pode ocorrer e onde não pode? Ela foi eficiente na universalização de telefones celulares, mas por que não o foi na disseminação de acesso à banda larga de internet? Privatizaram a Embratel. Tudo bem. Mas as operações de dados de satélite, sobre nosso subsolo, relevo e clima têm que ser processados no Texas (A MCI americana comprou a Embratel)? Isso não é prejudicial a nossos interesses? Eu acho que devemos aproveitar os exemplos que temos de sucesso e insucesso de privatizações e discutir como deve ser a intervenção efeiciente do Estado na sociedade e economia e como deve ser a intervenção privada efeiciente na sociedade e economia, sem defender princípios vetustos sejam socialistas ou selvagem capitalistas. Nem tudo tem que ser privado assim como ne tudo é melhor sendo estatal e vice-versa.

    ResponderExcluir
  4. Por que digitei duas vezes seguidas "efeiciente"? Como saiu isso? Que coisa, rapaz.. rsrs

    ResponderExcluir