quinta-feira, 15 de outubro de 2015

USP descobre substância que pode revolucionar combate contra o câncer: FOSFOETANOLAMINA. STF e TJSP garantem liminares para o uso. Pedido aos leitores do Blog Perspectiva Crítica. Ajude você também.

Prezado leitor,

A Faculdade de Química da USP descobriu que o produto FOSFOETALONAMINA tem efeito terapêutico extremamente eficiente sobre diversos tipos de câncer. Em artigo publicado na Revista on line EXAME.com, no dia 10/10/2015, às 11:30h, foi publicado o artigo intitulado "TJ libera entrega de cápsulas usadas contra o câncer", de autoria do jornalista José Maria Tomazela (Do Estadão Conteúdo), restou publicado que

"O Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, reconsiderou decisão anterior e liberou a distribuição de cápsulas da fosfoetalonamina sintética a cerca de 800 pacientes com câncer que possuem liminares para o uso da substância."

O mesmo artigo informa ainda que

"A decisão, publicada no site do TJ-SP nesta sexta-feira (09/10), foi tomada um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter liberado a substância para uma portadora de câncer do Rio de Janeiro"

Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://exame2.com.br/mobile/brasil/noticias/tj-libera-entrega-de-capsulas-usadas-contra-o-cancer

Diante desse fato, e de que, em relatos em vídeos, em alguns casos pessoas em fase terminal recuperaram a rotina normal de vida em 18 dias, o Blog Perspectiva Crítica solicita que você, leitor do nosso Blog, encaminhe pedido expresso às autoridades competentes, em especial à Anvisa, USP, Conselho Nacional de Medicina (CNM), Conselho Regional de Medicina/RJ (CRM/RJ) e à Fiocruz, além de Vereadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores para que os procedimentos de testes para liberação do medicamento na Anvisa sejam reduzidos ao mínimo, ao menos para que seja o quanto antes liberado na condição de medicamento experimental, a ser usado por própria conta e risco do paciente com câncer.

A USP lançou nota em seu site dizendo que não pode atender a todos os pedidos de fornecimento da substância e que ainda não pode ser chamado de medicamento e nem garantir ter todos os efeitos positivos comprovados, naturalmente porque a pressão sobre ela é demais, financeira e, talvez, do lobby de indústria farmacêutica para impedir que um tratamento caro como o que ocorre com o câncer, hoje, venha a se tornar barato com a ingestão de alguns comprimidos. A indústria farmacêutica também investe em pesquisa na USP. Mas a Fiocruz também apresentou informação oficial dizendo que para liberar o "medicamento à base de fosfoetalonamina" precisa implementar testes clínicos e respeitar tramitações procedimentais regulares e comuns nesses casos.

Entretanto, milhares e milhares de crianças e adultos em todo o Brasil não podem simplesmente sofrer e morrer enquanto essas instituições decidem que procedimentos respeitar para liberar o medicamento. Como sempre o Judiciário toma a frente e garante direito à saúde e à vida aos cidadãos. Mas o você, caro leitor, assim como Deputados e Senadores que você acionar, pode participar dessa luta e entrar para a história como o uma pessoa que conseguiu, consoante provas de melhora da saúde de mais de 800 pessoas, as quais obtiveram decisão no STF e no TJ-SP para usar tal substância, a liberação do uso deste medicamento na CONDIÇÃO DE MEDICAMENTO EXPERIMENTAL A SER USADO POR PRÓPRIA CONTA E RISCO DO PACIENTE.

Esse medicamento, ainda não tratado como tal, pois não passou toda a tramitação de liberação de uso como medicamento, pode salvar a vida de milhares e milhares de adultos e crianças que sofrem e morrem hoje desta doença que é o verdadeiro mal do século.

Solicito, portanto, que você, leitor, defenda essa causa por todos os doentes de câncer do Brasil, incluído aí meu pai, Domingos Dias Gonçalves, para que todos tenham acesso, por sua própria conta e risco, a este medicamento e que todas as entidades envolvidas engendrem esforços para adaptar suas rotinas a entenderem e prescreverem tal medicamento, inicialmente sob condição de medicamento experimental, e, com o fim da tramitação regular de liberação de produção e comercialização do medicamento (hoje avaliado em R$0,10 por comprimido.. isso mesmo dez centavos de real por comprimido contra milhares de reais mensais do tratamento convencional), posteriormente como medicamento definitivo, que deverá fazer parte do arsenal farmacológico na luta contra o câncer em todo o País e, quiçá, enriquecer também a USP e a Fiocruz com o registro de patente e comercialização do medicamento por todo o mundo.

A liberação desse medicamento pode, ainda, se tiver o efeito que parece ter, revolucionar o tratamento de câncer, melhorar a vida das pessoas rapidamente e, ainda, tor5nar muito mais baratos os planos de saúde que hoje devem contar com a eventual despesa com o tratamento convencional, mas que poderá ser cobrada a rever planilha de custos caso o medicamento mais barato surta o efeito que parece que surte e possa realmente substituir muitos tratamentos convencionais e milionários de câncer hoje em uso e aplicados aos doentes com efeitos positivos já comprovados pelo tempo.

Peço sua luta já!

Eu e todos os amigos e familiares de pessoas doentes de câncer agradecemos.

Mário César Pacheco

Blogger do Blog Perspectiva Crítica

p.s.: Você também pode adaptar este artigo-carta e endereça-lo a seu político de confiança para que ele ajude nesta luta. Copie e cole à vontade. Grande Abraço.

p.s.2: Sobre a nota de esclarecimento da Fiocruz, acesse: http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/fiocruz-esclarece-duvidas-sobre-suposto-medicamento-contra-o-cancer

p.s.3: Obrigado Amanda Barreiro, Ana Paula Paes Leme e Rafael Ruiz por seus artigos e vídeos mandados a mim para a ciência e análise sobre a questão. Vocês deflagraram a campanha do Blog Perspectiva Crítica pela liberação da substância fosfoetalonamina como medicamento experimental para todos os pacientes terminais de câncer. Todos os méritos também serão de vocês, no êxito desta empreitada. Todos os deméritos, no tanto, reservo exclusivamente ao Blog Perspectiva Crítica e a mim, pessoalmente, por tutelar esta demanda social. Muito obrigado a vocês três. O Brasil, bem informado, é uma Suécia... só que melhor, porque, além de tudo, ainda será o Brasil!

9 comentários:

  1. Um argumento que é contrário à teoria da conspiração de que o lobby da indústria farmacêutica estaria impedindo a liberação desse novo remédio contra o câncer, é o de que no mundo anualmente surgem 14 milhões de novos casos de câncer, dos quais muitos pacientes morrerão e deixarão de ser "clientes" de outros medicamentos dessas empresas, logo seria do interesse delas que esse pacientes diagnosticados tivessem uma sobrevida maior. Além disso a indústria de medicamentos poderia licenciar (pagar royalties) a fosfoetanolamina e obter lucro também com a cura.
    Outro argumento é que geralmente essa indústria gosta de acelerar o processo de liberação de novos medicamentos mesmo que os testes não tenham tido resultados muito bons, às vezes escondendo ou minimizando efeitos colaterais graves.
    Portanto, apesar dessa substância ser promissora, mais estudos clínicos devem ser realizados para investigar a eficácia e a segurança dessa substância.
    Deve-se notar também que existe a remissão espontânea do câncer que muitas pessoas atribuem a milagres, mas é um fenômeno já bastante conhecido.

    http://www.badscience.net/category/badpharma/
    http://www.e-farsas.com/pesquisador-descobre-que-a-fosfoamina-cura-cancer-sera.html

    ResponderExcluir
  2. Parte I - Resposta a JotaEle

    Grande JotaEle, recorrente comentarista do Blog Perspectiva Crítica. Observe, a não ser que o Ministério Público e a Polícia investigassem prova desse lobby, ou políticos e médicos abertamente dissessem que ele existe, ninguém vai comprovar a existência desse lobby. Mas em contatos com alguns médicos de renome em suas áreas e muito bem relacionados, que por motivos óbvios não serão relacionados, perguntados se esse lobby existiria, suas respostas são: "não duvido".

    A indústria é uma indústria. Administradores querem lucros. O grande problema do seu raciocínio é que você não está considerando que a patente do novo remédio não será de nenhuma das indústrias atuais, a princípio. Portanto, se este medicamento novo realmente substituir o tratamento antigo, pode ser que muitas indústrias que ganham dinheiro com o tratamento atual vejam seus medicamentos e seus lucros substituídos pelo medicamento da USP e lucro para as empresas e instituições públicas e oficiais que o produzam e comercializem.

    As indústrias querem sobrevida, mas com o uso de seus medicamentos e não com o de outras empresas. E isso não é teoria conspiratória, mas é a realidade dos fatos que já foi contada, por exemplo, em dois filmes americanos: "Clube de Compra Dallas", em que o lobby das indústrias farmacêuticas americanas que vendiam remédios para tratamento da AIDS, em 1980, barraram a produção e comercialização do AZT, obrigando a um senhor doente, o protagonista da estória, a contrabandeá-lo de forma a poder continuar tomando seu próprio medicamento e não morrer. Sua luta acabou sendo conhecida pela imprensa, o lobby foi vencido e o AZT, hoje, é comercializado em todo o mundo como um dos principais medicamentos do coquetel de tratamento da AIDS.

    ResponderExcluir
  3. Parte II - Resposta a JotaEle

    (...)O outro filme é o "SOS SAUDE SICKO" do Michael Moore, que desvenda o lobby dos planos de saúde para acabar, em 1970, com o sistema de saúde público americano e transformar todos em pagantes de planos que têm departamentos inteiros que atuam para impedir que seus clientes possam usar os benefícios desses planos e, assim, aumentar seus lucros. Mas a linha mais próxima do nosso caso aqui é a do primeiro filme comentado.

    "A indústria", como você diz, que "gostaria de acelerar o processo de liberação de novos medicamentos", não existe de forma única. São indústrias. Cada indústria, sim, gostaria de acelerar o processo de liberação de SEUS novos medicamentos. E se puder atrasar o do outro para que o seu prevaleça no mercado, tanto melhor. Enquanto o tratamento atual de câncer custa milhares e milhares de reais mensais, por pessoa, o medicamento novo da USP custa R$0.10 por comprimido e que substituiria todo essa aparato de agulhas, quatro a cinco frascos de medicamentos por sessão de quimioterapia, custo de altos instrumentos para radioterapia,... tudo que é custo aqui, colocado nessa perspectiva para o tratamento, chama-se lucro para as indústrias que os vendem. Esse lucro está em risco com o medicamento novo.

    Mais estudos clínicos são benvindos... mas te pergunto: para uma pessoa em fase terminal, vamos dizer, da sua família, por exemplo (que Deus, a todos os seus e nossos, proteja), e a quem os médicos disseram não haver mais o que fazer e que poderá morrer em três meses ou seis meses... se essa pessoa quiser se submeter ao tratamento com o novo medicamento por própria conta e risco de sofrer os efeitos colaterais? Você negaria a ela essa última opção? Você diria a ela: "não, meu querido/minha querida.. enquanto não terminarem os "estudos clínicos (..) para investigar a eficácia e segurança dessa substância", é melhor que você aguarde, mesmo que talvez morra durante este período de espera.

    ResponderExcluir
  4. Parte III - Final - Resposta a JotaEle

    (...)Bem, JotaEle, eu não consigo ver a lógica nessa postura de querer se resguardar a saúde de quem está prestes a morrer... portanto, creio que o artigo está equilibrado, informativo, consoante com as informações que chegaram a mim e extremamente verdadeiro e realista.

    A informação de que o lobby existe também foi passado explicitamente por uma ONG, a ONG ABC, em vídeo acessível no YouTube através da pesquisa do título: "Descoberta da cura do câncer - Ong ABC - Youtube". Apesar do título, o qual não podemos subscrever 100% , pois não é certo que esteja descoberta a cura do câncer, mas sim mais um medicamento que pode, sim, levar à cura e ao tratamento muito mais barato, rápido e com menos dor e problemas ao doente, esta Ong está na luta pelo conhecimento do medicamento e pelo acesso dos doentes de câncer a tal medicamento através de ações judiciais. Se eles mentem.. rsrsrs.. todos podem responder pelo crime de falsidade ideológica.. quero crer que não sejam tão inconsequentes assim.. mas quem sabe?

    Mantenho, pois, todos os termos do artigo e agradeço a participação, pois suas dúvidas pode ser a de milhares de outros cidadãos.

    Grande abraço!

    E não deixe de considerar que para ocorrer a liberação do medicamento para uso de 800 pessoas, o STF e o Tribunal de Justiça de São Paulo verificaram provas nos autos do benefício do mesmo para as pessoas que pediram o seu uso. Leia a matéria da Exame.com, mencionada no artigo e a nota oficial da Fiocruz. O medicamento existe, teve efeito positivo em várias pessoas, teve acesso garantido por liminares judiciais.. vamos acelerar sua pesquisa e aprovação na Anvisa, nem que seja a título de medicamento experimental, por enquanto, para uso por conta e risco do paciente que não tiver mais chance com o tratamento convencional.

    Venha para essa luta você também.

    ResponderExcluir
  5. Achei ótimo o papo e o colocarei na forma de artigo para facilitar o acesso ao debate.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mario Cesar, não neguei que o lobby da indústria farmacêutica não exista, pelo contrário, uma das fontes citadas (http://www.badscience.net/category/badpharma/) está repleta de informações sobre a BigPharma e realmente eles também "pressionam" os médicos, como pode ser comprovado no recém divulgado escândalo da GSK. http://www.bbc.com/news/business-29274822

      Uma das formas de atuação da BigPharma se dá justamente pela aceleração do lançamento de remédios fazendo com que eles cheguem o mais rápido ao mercado mesmo sem testes exaustivos.

      Não duvido que essa nova substância seja eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer, mas queimar as etapas pode abrir um precedente perigoso e a indústria se aproveitar disso para lançar medicamentos ineficazes ou perigosos.

      Li recentemente o livro "Epigenética" de Richard Francis e nele há a tese de que vários tipos de câncer surgem por falta de metilação em partes do DNA e que esse processo poderia ser revertido ou prevenido por substâncias simples com o ácido fólico. Mas ainda há muito caminho pela frente e muitos testes para verificar a eficácia dessas substâncias. Ainda vale lembrar, que nesse mesmo livro, o autor menciona que há vários tipos de câncer que são desencadeados por vários processos. Recomendo a leitura para conhecer os avanços na área "genética".

      Já assisti a esse documentário "Sicko" e gostei.

      Também não nego que os pacientes em estado grave tenham a oportunidade de acesso a essa substância o que ajudariam a aumentar a massa de testes, aliás muitos recorrem a esses tratamentos experimentais pois estão desenganados. Muitos doentes graves já recorrem a tratamentos alternativos e sobrenaturais deixando o tratamento tradicional e assim perdendo a única esperança comprovada de cura. Portanto, não acho que seja o "remédio" seja liberado indiscriminadamente.

      Torço para que essa substância realmente seja eficaz pois já vi alguns parentes e amigos morrerem de câncer e foram experiências muito tistes.

      Excluir
  6. Ótima contribuição como sempre, JotaEle. Vou ler com calma suas indicações. Por enquanto, achei interessante o recente artigo publicado no Globo, atualizado no Globo on line sobre o tema em que o médico pesquisador Renato Meneguelo se demonstra indignado com a posição da USP sobre a substância.

    Para todos os leitores, É BOM DESTACAR QUE O PESQUISADOR RENATO MENEGUELO PUBLICOU SUA TESE SOBRE A FOSFOETALONAMINA E SEUS EFEITOS PARA TRATAMERNTO DE CÂNCER EM 2007 E FOI PUBLICADO EM REVISTAS INTERNACIONAIS SOBRE MEDICINA, CONFORME PUBLICADO NO ARTIGO DO JORNAL O GLOBO ON LINE DE 16/10/2015, ÀS 09:55, ATUALIZADO ÀS 13:05H, SOB O TÍTULO "Advogado obteve droga não testada para mãe com câncer". Olhe o trecho destacado:

    " (...)Coordenador de estudos com a substância, o pesquisador aposentado Gilberto Chierice não foi encontrado pela equipe do GLOBO. O médico e pesquisador Renato Meneguelo, que estudou a fosfoetanolamina sintética na USP, revoltou-se com a posição da unidade:

    — A gente fez um trabalho, defendeu em bancadas, e agora não tem comprovação? Publiquei a primeira tese que fala do composto em tumores e melanoma em 2007. Há trabalhos indexados em revistas internacionais dizendo que a fosfoetanolamina funciona em tumores."

    Isso é grave!!!! Há o medicamento. A tese foi publicada pelo médico pesquisador, mas a USP renega, a Fiocruz não inicia o procedimento de pesquisa clínica e a Anvisa não libera o medicamento par uso na condição de medicamento experimental, que pode ser usado por conta e risco do paciente, após indicação médica e apresentação do doente em voluntariado para participar da experiência.

    Enquanto isso, crianças e adultos morrem de câncer sem ter acesso a esta substância que já teve efeitos positivos provados em bancas universitárias e artigos publicados em revistas internacionais. Um absurdo e descalabro com a saúde pública!

    ResponderExcluir
  7. CURA DO CANCER: FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA

    Fiquei sabendo dessa substância há um tempo atrás antes do assunto chegar à grande mídia.

    Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos descobriram uma substância natural que consegue orientar o sistema imunológico sobre células cancerígenas e que permite às próprias defesas do corpo agirem sobre elas.

    Por 20 anos, os pesquisadores desenvolveram essa substância e há 10 tentam regularizá-la na Anvisa. Porém, a mesma só aceitaria os trâmites legais se os pesquisadores fornecessem para ela a fórmula, ou seja, a quebra da patente. 20 anos de pesquisa dados de mão beijada para a instituição do governo lucrar imensamente com isso.

    A substância é distribuída quase de GRAÇA (R$0,10) cada cápsula e vem incomodando muito a indústria da quimioterapia.

    (Vídeo da forma de atuação da substância)
    https://www.youtube.com/watch?v=uAox6KWrEKs

    Vários casos de pessoas que vem sofrendo melhoras significativas e até a cura da doença vêm sendo relatados na Internet. Porém a comunidade médica se mostra reticente quanto ao uso devido à falta do registro.

    Com tudo isso estive pensando: O que levou esses pesquisadores a quererem se opor aos interesses mundanos de enriquecimento e distribuírem até de graça o fruto da pesquisa deles para livrar bilhões de pessoas da dor? Será que a Espiritualidade está agindo através deles? Será que finalmente os novos tempos estão começando?
    O que levou o STJ a permitir a distribuição após tantas negativas de órgãos de Justiça (nula) desse país?
    Grupo do Facebook onde estão concentradas todas as informações e relatos das pessoas que vem se beneficiando dessa atitude.
    https://www.facebook.com/groups/foscontracancer/

    Arnaldo Ribeiro ou Israel

    ResponderExcluir
  8. CURA DO CANCER: FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA

    Fiquei sabendo dessa substância há um tempo atrás antes do assunto chegar à grande mídia.

    Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos descobriram uma substância natural que consegue orientar o sistema imunológico sobre células cancerígenas e que permite às próprias defesas do corpo agirem sobre elas.

    Por 20 anos, os pesquisadores desenvolveram essa substância e há 10 tentam regularizá-la na Anvisa. Porém, a mesma só aceitaria os trâmites legais se os pesquisadores fornecessem para ela a fórmula, ou seja, a quebra da patente. 20 anos de pesquisa dados de mão beijada para a instituição do governo lucrar imensamente com isso.

    A substância é distribuída quase de GRAÇA (R$0,10) cada cápsula e vem incomodando muito a indústria da quimioterapia.

    (Vídeo da forma de atuação da substância)
    https://www.youtube.com/watch?v=uAox6KWrEKs

    Vários casos de pessoas que vem sofrendo melhoras significativas e até a cura da doença vêm sendo relatados na Internet. Porém a comunidade médica se mostra reticente quanto ao uso devido à falta do registro.

    Com tudo isso estive pensando: O que levou esses pesquisadores a quererem se opor aos interesses mundanos de enriquecimento e distribuírem até de graça o fruto da pesquisa deles para livrar bilhões de pessoas da dor? Será que a Espiritualidade está agindo através deles? Será que finalmente os novos tempos estão começando?
    O que levou o STJ a permitir a distribuição após tantas negativas de órgãos de Justiça (nula) desse país?
    Grupo do Facebook onde estão concentradas todas as informações e relatos das pessoas que vem se beneficiando dessa atitude.
    https://www.facebook.com/groups/foscontracancer/

    Arnaldo Ribeiro ou Israel

    ResponderExcluir