terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Queda de venda de imóveis em DF, MG, Bahia, SP e RJ em 2011

Como imaginávamos, há queda na venda de imóveis nas principais cidades do País, após dois anos de altas exorbitantes. A relação valor de imóvel e aluguel/renda do brasileiro extravazou. Lógico, como todos sabem.

Nós temos a nossa série de artigos sobre o tema, alertando para este fato desde junho de 2010, mas ainda se nega a existência de bolha. A diferença agora, entre os "especialistas" (rsrsrs) é que não se fala mais em valorização até as olimpíadas ou até a Copa de 2014, mas já se fala que este é o "momento de vender imóveis", que a relação entre preço de aluguel e imóveis e o nível de venda demonstra que se chegou no limite da capacidade de pagamento do brasileiro. Gênios..

Falar quando o fato se apresenta, amigos, não é, a meu ver, opinião de especialista, mas demonstrativo de que a pessoa tem equilíbrio mental e capacidade de constatar fatos presentes. Um periquito tem a mesma capacidade, desculpem-me.

Nós, o blog "bolhaimobiliariabrasilia", o blog "bolhaimobiliaria" e outros como o "pequeno investidor" analisamos a questão e antecipamos o fato há mais de um ano e meio.

Primeiro ocorre a diminuição de venda de unidades imobiliárias e depois haverá, como já há, queda no preço do imóvel e aluguel. Acabo de ver imóvel na Lagoa, dois quartos e garagem, piscina, sauna. Depois de meses pedindo R$3.850,00, acaba de baixar para R$3.500,00 o aluguel pedido. Caiu. Fui ver para compra na Tijuca. Quando apareço nas imobiliárias os vendedores arregalam os olhos. Não há venda. Todos torcem para que você compre. Eu estou com pena da classe de corretores, mas o mercado criou essa armadilha para eles. Não conheço nenhum corretor que ficou milionário nem soube disso, a não ser uma única publicação de uma revista de negócios (título mais ou menos assim "corretor de 100 milhões de reais" - por ter vendido esta soma).

Bem senhores, pincei artigos sobre o ano de 2011 sobre queda de imóveis, no google.

Selecionei os links abaixo:

http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/especialistas-descartam-bolha-mas-preveem-queda-de-vendas-de-imoveis

http://noticias.r7.com/economia/noticias/venda-de-imoveis-novos-diminui-44-em-2011-20110613.html

http://www.dci.com.br/Queda-da-venda-de-imoveis-impacta-bancos-em-dois-anos-13-391680.html

http://www.zap.com.br/revista/imoveis/ultimas-noticias/venda-de-imoveis-usados-tem-queda-de-3131-20110803/


http://colunistas.ig.com.br/ricardogallo/2011/08/31/dados-de-junho-mostram-queda-na-venda-de-imoveis/

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/09/26/imoveis-recuo-de-27-nos-financiamentos-pela-cef-leva-a-queda-nas-vendas-em-sp.jhtm

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2011/09/21/internas_economia,251775/vendas-de-imoveis-caem-30-5-na-capital-mineira.shtml

http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/103107-queda-na-venda-de-imoveis-ainda-nao-afeta-credito.html

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/preco-dos-imoveis-vai-parar-de-subir-diz-maior-imobiliaria-do-mundo

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=29459

http://www.bolhaimobiliaria.com/2011/09/26/imoveis-recuo-de-27-nos-financiamentos-pela-cef-leva-a-queda-nas-vendas-em-sp-uol-economia/#comment-26694


O único que não foi totalmente desfavorável ao mercado de imóveis em sua "notinha" de quatro linhas foi da imobiliária abaixo:

http://www.rizzoimobiliaria.com.br/pt-br/noticia/conformidade/queda-da-bolsa-ajuda-a-impulsionar-venda-de-imoveis-em-algumas-cidades/

Mas também não foi muito tranquilizador para quem resolveu especular com imóveis.. rsrsr

Realmente somente uma hecatombe econômica poderia voltar a puxar uma valorização imobiliária, mas a verdade é que os preços estão altos e ouro é mais líquido do que imóvel, assim como dólar. E a crise européia vem piorando durante todo 2011, sem reflexos de alta no preço de imóveis no Brasil. Vejo esgotamento de investimentos imobiliários, mesmo estrangeiros. Para mim, creio que, como defendido antes, a correção inicia em dezembro de 2011, e por todo o ano de 2012 e 2013.

Seguimos acompanhando.

p.s.: Não achei o artigo que já tinha lido e compartilho com vocês sobre o RJ. A jóia da coroa do RJ, Ipanema e Leblon, há uns dois meses atrás foram objeto do seguinte artigo de jornal com o título mais ou menos assim: "Queda de venda de imóveis no Leblon e em Ipanema chaga a 40%". Era evidente a menção a queda de unidade de imóveis e não a preço, ainda. Mas depois de queda de unidades, amigos, vem sempre a queda de preços, desculpem quem pensa o contrário. A confirmar.

p.s.2: Não deixe de ver o artigo recente do Blog da Miriam Leitão, noticiando pouso da economia chinesa e apontando para eventual bolha imobiliária naquele país em http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/12/13/analista-alerta-para-os-riscos-da-desaceleracao-da-china-421459.asp
Veja este trecho:
"Fernández alerta, no entanto, para os riscos que rondam a economia:
- O nível de crédito público na China é muito elevado e começa a haver suspeitas entre os investidores de que, talvez, uma bolha imobiliária esteja sendo criada. O preço das moradorias alcança níveis preocupantes; e a saúde do sistema financeiro também preocupa - afirma."

p.s. de 14/12/2011: As quedas menores ocorrerão, a meu ver, na Tijuca, São Conrado e Barra da Tijuca, já que estavam demasiadamente desvalorizados, tiveram melhoras (UPP e infra-estrutura para São Conrado e Tijuca) e ainda têm bom horizonte de melhoras estruturais por conta de investimentos públicos (metrô para Tijuca (mais uma estação), São Conrado e Barra da Tijuca e investimentos gerais de estrutura para Copa e Olimpíadas especialmente na Barra da Tijuca).

4 comentários:

  1. parabens pela analise, reproduzir seu artigo no blog bolha imobiliaria.
    Qual analise vc faz para nos servidores publicos no ano de 2012,,sera que a Dilma consiguirá resistir a pressão salarial? Tb sou servidor publico federal vinculado ao MJ e minha categoria esta desde 2006 sem aumento real, nossa remuneração foi convertida em subsidio em 2006 e por incrivel que pareça tudo piorou. Quando tomei posse ganhava 15 salario minimos e hj equivale a 10,5 sm. Acho que 2012 vai chover greves.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, unknown.

    Veja, sua pergunta é excelente e merece ser objeto de artigo próprio, mas já adinatarei o que vejo.

    Dilma é economista. Ao que observo, é desenvolvimentista e keynesiana. Assim, vejo que ela opta (e não posso criticá-la) por aumentar salário de pobres e miseráveis, entendendo que durante o governo Lula muitas categorias tiveram algum reajuste.

    Segundo Keynes, em apresentação livre que faço, o aumento de valores disponíveis para camadas sociais bem remuneradas tem tendência inflacionária, pois aumenta meio circulante, mas sem necessariamente ser direcionado para setores econômicos que teriam crescimento real e sustentável (o abastado direcionaria valores para consumo ou não gastaria, impedindo um crescimento sustentável desejável com esses valores em ecoonomia).

    Se você dá esse dinheiro a pobres, cria-se uma real corrente positiva, pois o pobre gastará o dinheiro em demanda real e constante, em alimentos, luz, gás, supermercado, aquisição de bens esta que, com produção normal, não distorce economia nem geraria inflação, como ocorreria com mais valores concedidos a quem já tem.

    Neste caminho, aumento de salário mínimo faz sentido, aumento de bolsa família também, mas não de salários de servidores públicos que ganham acima da média da população.

    Assim, meu amigo, a princípio, a Presidente não quererá aumentos ou reajustes de salários de servidores públicos para 2012. Além de impedir um desajuste econômico (valores em demasia para quem já tem com os reflexos comentados), um outro objetvio forte da Presidente é baixar juros selic (certíssimo) e assim, controle fiscal forte ajuda a baixa de juros despressionando a inflação via controle de gastos públicos.

    Daí você já tem a imagem da situação para aumentos a servidores no ano que vem, não? Não importa a ela que a Constituição mande reajustar anualmente repondo inflação. E no momento também ela não está muito interessada em buscar a isonomia de classes de servidores públicos. No momento o objetivo é combater a pobreza e baixar juros selic (nenhum dos dois objetivos condenáveis, muito pelo contrário.

    Por fim, digo que com o agravamento da crise européia e americana apresentam-se duas tendências: 1 - previsão de queda de PIB e necessidade de mais controle orçamentário, ou seja, menos contratação à vista, à medida em que a crise piorar; e 2 - uma forma de impulsionar a economia interna, no caso de dèbacle financeira externa, é incentivar internamente a economia, e aí é interessante pensar o aumento de salário de servidores. Aqui uma ponta de esperança em meio ao caos. Mas é um único fundamento favorável ao aumento de servidores em 2012 face a vários negativos, como você viu.

    Eu só acho que deveriam respeitar os orçamentos de cada Poder, desde que sejam projetados dentro dos limites constitucionais e dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal e deveriam respeitar a reposição inflacionária anual. Aumento além disso, para reajuste isonômico ou para adequação de remuneração de acordo com a complexidade da função ou para gestão de recursos humanos, visando atrair mais funcionários ou melhorar os quadros com atração de pessoas mais qualificadas, é questão política e de oportunidade. Mas o reajuste respeito aos orçamentos dos Poderes (como não se está respeitando o orçamento do Judiciário) e a reposição inflacionária anual é matéria de direito individual com base na Constituição. Deveria ser dado e respeitado.. mas não será pois nem a mídia nem os próprios Poderes ou os servidores informam isso como lhe falo agora à população. E não se admite o que não se entende.

    É a minha análise, em apertadas linhas, claro.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Gostaria, ainda, unkown, de corrigir um detalhe. Você disse que tudo piorou após sua remuneração se trnsformar em subsídio e que sua remnuneração já foi 15,5 salários míniois e hoje é 10,5.

    Veja, a transformação em subsídio gera um controle maior do Estado e uma transparÊncia maior à sociedade. infelizmente gera uma maior facilidade do governo em negar aumento, considerando-se que o debate social não é de qualidade. A mídia publica se houve aumento ou não. A presidente é sempre boa se impedir e é sempre ruim, corporativista, interesseira se conceder aumento ou reajuste. É assim que a mídia trata o assunto para a população. Nôa há qualquer inteligência sobre o assunto. É isso.

    Assim, a transformação em subsídio da remuneração gera uma tendência de não valorização do servidor, infelizmente, pelo lado de reajustes e aumentos, por pressão retórica da mídia que quer Estado Mínimo e não tem interesse em gestão de recursos humanos na área pública. Vejo um início de debate incipiente na globo um pouco mais séiro sobre remuneração de médicos e professores, mas isto se dá porque a Dilma já disse que a pauta no serviço público será melhorar essas duas áreas. Então a mídia forçosamente está tratando do tema.. graças a Deus.

    Agora, veja, o parâmetro de melhora que você adotou é repetido pela sociedade e é totalmente incorreto. É informal, você cometou informalmente, mas é adotado mesmo por toda a sociedade: comparação de seu salário em números de salários mínimos no tempo. Assim, se há cinco anos você recebia 10 salários mínimos e hoje recebe oito, é levado a concluir que perdeu poder aquisitivo. Isto é completamente equivocado e foi ótimo você dar esta oportunidade de tocar no assunto.

    Nosso salário mínimo é ridículo e desumano. Todos nós, brasileiros, devemos alimentar a expectativa de um dia ver nosso salário mínimo no mesmo nível do salário mínimo europeu (de preferência alemão). Não interessa que hoje não seja possível. Nunca será se não quisermos.

    Assim, a tendência normal, de quem governa o País para diminuir desigualdades, é tentar diminuir a diferença entre o maior salário no Páis e o menor. Portanto, até chegarmos em uma situação ideal, o normal é que o meu, o seu e o salário de classe méida alta e ricos percam proporção em relação ao salário mínimo vigente no nosso País.

    Perda de poder aquisitivo não tem a ver com perdade de proporção com o salário mínimo, mas com corrosão inflacionária do salário. Você perdeu salário não é porque o salário mínimo aumentou. Você perdeu salário porque desde 2006 você não recebeu sequer reajuste inflacionário devido por determinação constitucional. Isso é que é grave e isso é que é verdadeiro.

    Querer a mesma proporção entre o seu salário e o mínimo é querer manter uma diferença social que não deve existir na medida que ainda hoje existe em nossa sociedade. Se aumentar o mínimo e eu e você não perdermos popder aquisitivo, ótimo. Agora, perdermos poder aquisitivo porque o Governo impede reajustes inflacionário de nossa remuneração contra determinações constitucionais é que é dose.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir