segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reconhecimento da bolha imobiliária - demorou, mas chegou.

É pessoal, finalmente depois de nós já termos comentado e postado para amigos em maio de 2010, e neste blog em junho de 2010 (inclusive meus amigos já sabem que falo nisso desde 2009), a mídia finalmente admite que podemos estar numa bolha imobiliária.

Achei interessante que no caderno "Morar Bem" de 17/10 houve o enfrentamento um pouco mais sério sobre a questão, apesar de o artigo ter sido fraco.

Fraco porque fez um debate superficial, mas é difícil para um jornal se aprofundar em tema tão sensível. E também não pode adotar uma posição mais incisiva para ser mais informativo. Se fosse muito incisivo seria indutivo. Pena que não faça assim na política, não é?

A verdade é que a bolha, senhores, está aí. Quem ganha R$15 mil ou R$25 mil por mÊs, percebe que não é suficiente para comprar imóvel na Zona Sul do Rio de Janeiro. Esquisito, não? Quem compra então? Será que todos os milionários do País resolveram comprar imóveis? E todos na Zona Sul, Tijuca e Barra da Tijuca? Será que quem tem 5 milhões de reais em patrimônio está pegando o seu dinheirinho e comprando 5 imóveis de um milhão? Não.

Ao meu ver segue a bolha de preço. E está sendo pressionada por investimento estrangeiro americano, europeu e japonês que não tem onde lá deixar. Isso piorará agora com a notícia, publicada por Antonio Machado no Jornal do Commercio, de que o FED americano emitirá dólares para resgatar títulos da dívida americana, o que gerará a desvalorização do dólar no mundo todo e alimentará a migração de patrimônio financeiro de títulos de dívida e de poupanças e fundos financeiros para bens reais, como ouro e imóveis.

Já vi anúncio de imóvel na Vieira Souto por 28 milhões de reais (fonte: www.soimoveis.com.br). Façam suas contas... se posso morar nesse mesmo imóvel por 15 mil reais mensais, porque eu sacrificaria um patrimônio de 28 milhões que me renderia em renda fixa no Brasil, ao menos 280 mil mensais?

A mídia atrasada finalmente está tocando no assunto mas fica a questão, quem compra esses imóveis? Por quanto tempo isso permanecerá? Que bolha é essa?

Respondo: A compra é fortemente empreendida por fundos estrangeiros, é em que acredito. Inclusive, acho que o Ministério Público Federal deveria verificar a legalidade dos limites dessas compras segundo leis brasileiras, porque creio que há legislação que impede a propriedade imobiliária de estrangeiro acima de 40% em um Município. Verificarei isto. Temos de verificar essas vendas de imóveis. Infelizmente não há uma CVM para transações imobiliárias. Ou está ocorrendo a maior lavagem de dinheiro da história ou brasileiros podem até estar sendo expropriados por fundos estrangeiros para especulação imobiliária.

O tempo pelo qual este movimento perdurará, pelo que creio, será balizado por dois eventos: (1) volta de valorização da Bolsa de Valores, que pode gerar demanda pela venda de imóveis (já muito valorizados) para entrar na Bolsa e, depois, caso nao seja suficiente este movimento para estancar o movimento especulativo imobiliário, (2) a normalização econômica nos EUA, Europa e Japão, o que deve demorar uns 7 anos, coincidindo com o fim da realização das Olimpíadas. É que a normalização econômica estrangeira atrairá o capital originário de lá de volta, para um mercado acreditadamente mais estável pelo seu prórpio tamanho. Neste dia, quando a bolha estourar, muitos brasileiros que estão sacrificando suas poupanças poderão sofrer e chorar muito. Permanecem, portanto intocadas as premissas, pressupostos e conclusões do artigo deste blog intitulado "Bolha Imobiliária no RJ". A bolha arrefeceria COM O FIM DESSAS ELEIÇÕES, DE JANEIRO DE 2011 A JUNHO DE 2011, ACOMPANHANDO A TENDêNCIA DE ALTA DAS BOLSAS BRASILEIRAS NESTE PERÍODO. E depois, se isso não ocorrer, o próximo momento de reversão será a normalização econômica estrangeira, daqui a sete anos, oito, o que acho longe. O fato é que esses preços de hoje já não se sustentam.

O tipo de bolha é de preço. Neste tema, quero parabenizar a Miriam Leitão pela sua coluna “fundo perdido”, de 13/10. Está excelente. Ela tece considerações macroeconômicas e depois sobre a bolha imobiliária, com atraso em relação ao nosso blog, mas conclui que a bolha seria de crédito. A bolha imobiliária não é de crédito. É de preço. Bolha de crédito é quando se empresta a quem não tem garantias ou capacidade de pagamento. O que aconteceu com o sub-prime foi bolha de crédito. Bolha de preço é quando o imóvel sobe por especulação imobiliária e não reflete seu preço real. É o que ocorre no RJ, SP e DF. O alto preço ocorre também por aumento de crédito. Mas isto não é bolha de crédito, pois o crédito está seguro (a não ser que o financiamento se garanta num imóvel de valor inflado.. com certeza). Muito crédito no Brasil é consignado e com alta ou baixa do imóvel em garantia, o tomador terá de pagar a diferença saindo do salário.

O problema é que com o crédito em mãos o brasileiro não está discutindo preço do imóvel e comprando sem pechinchar, pagando o que pedirem. Por isso a bolha é de preço.

Abraços.

8 comentários:

  1. Não acho que seja só fundos e investidores estrangeiros, inclusive acho que o principal motivo é o crédito fácil e barato (em comparação com o histórico). As taxas baixaram muito e de forma muito rápida, então aumentou e muito os compradores de repente. Todo mundo que ia ter que juntar $ por alguns anos para dar de entrada e a prestação "caber no bolso" está comprando agora, de uma vez só. Desbalanceamento total entre oferta e procura, mas não pode durar pra sempre. O mercado imobiliario é muito lento, demora anos entre a procura de um terreno e as vendas dos imoveis. Tenho varios conhecidos comprando imovel no Rio, em todos os bairros, e todos ganham abaixo desses valores citados aí. Tudo financiado a perder de vista. Pra funcionario publico, que tem menos risco de inadimplencia, por ex. a taxa é pouco mais de 7% a.a.

    E inclusive tem data pra acabar: meados de 2013 qdo o credito c/ recursos de poupança acaba. Com Copa e Olimpiadas o governo não vai ter de onde tirar $ pra subsidiar os financiamentos.

    Minha duvida é: quando isso chegar os preços ficam estáveis ou caem? E se caem, em que velocidade?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Excelente pergunta, unknown.
    É verdade que a compra não é só de fundos estrangeiros. Sugiro até a leitura do artigo anterior a esse, denominado "Bolha Imobiliária no RJ", neste mesmo blog. VocÊ terá muito boa informação sobre causas da bolha e quando entendo que começará a arrefecer. Acredito que o arrefecimento iniciará no ano de 2011, mas você deve ler o artigo anterior para os detalhes,pois é longo.

    Quando vier a correção ela será grave se houver continuidade do movimentode alta, mas creio que ser´muito menos do que o cataclisma europeu e americano, pois nosso sistema de empréstimo e financiamento imobiliário e mais rígido.

    Os valores da Copa e Olimpíadas já estão sendo contraatados e o governo não tem a liberdade de colocar esses valores nesses eventos como vocÊ pensa.

    O espaço aqui é muito curto. Você deu oportunidade para a publicação de um artigo autônomo. Sugiro que leia, pois é a resposta que fiz para vocÊ. O artigo será " Perguntas inteligentes resposta publicada 3 - a bolha imobiliária". Tentei colocar aqui mas era muito grande.
    Espero ter dado, mesmo aqui, algumas informações úteis, mas a sua resposta mesmo, só no artigo mencionado. A pergunta para ser bem respondida depende de informações múltiplas e complexas, mas se vocÊ ler os outros artigos do blog sobre o tema acho que ficará bem informado. Veja o artigo "Bolha Imobiliária Index" neste blog.

    Boa pesquisa amigão.

    Pretendo publicar sua pergunta e minha resposta em próximo artigo pela importância dela para o conhecimento dos outros.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. moro no exterior e estava pensando em comprar uma imovel no brasil. Na sua opiniao eu deveria entao guardar meus dolares ate que a economia americana volte a crescer ao mesmo tempo que a bolha imobiliaria no brasil explodir?
    mais ou menos quando isso deve acontecer?

    ResponderExcluir
  4. Robinho, desculpe o atraso. Mas tenho sempre um delay de uma semana a dez dias, tá? Ainda mais fim de ano. Decisões de investimentos são duras. Seria sempre ótimo se pudéssemos transferir a responsabilidade, mas quem faz isso pode estar entrando em grande problema, pois os fatos mudam e assim a adaptação de nossos investimentos. meu professor de investimentos, em um dos cinco cursos que fiz na antiga Bolsa de Valores do RJ, disse que nunca deve se dar conselho financeiro de graça, porque se der certo a pessoa diz que investiu por mérito próprio que reconheceu que o conselho era correto, mas se der errado, a cupa foi da incompetência de quem aconselhou e você ainda perde o amigo. rsrsrsrs Sobre investimentos eu deveria falar algumas horas contigo para você formar sua capacidade de análise. Esse seria o ideal, mas nem todo mundo tem tempopara se dedicar a essas informações. Por isso, agradeço a confiança em perguntar a mim.

    ResponderExcluir
  5. (continuando) Sendo responsável com você e com a minha imagem, devo te dizer que qualquer investimentos que fazemos responsavelmente deve antes responder duas perguntas: (1)qual o risco que admito? Ou seja, quanto admito perder? (2) Investirei por quanto tempo? Ou seja, preciso dispor do dinheiro a ser investido em pouco tempo ou posso deixar 20 anos investido?
    A partir disso, as respostas variam. Se vocÊ admite risco e tem tempo de investimento, vocÊ pode arriscar mais. Se você não admite perdas e precisa do valor investido em pouco tempo (um ano ou dois), não pode investir em produtos de risco.
    Se eu tivesse certeza absoluta do que aconteceria, já estaria rico, claro, assim como 99% dos analistas financeiros, que também não estão.
    Mas posso dizer isso: se vocÊ achar o imóvel da sua vida, e o valora ser dispendido não prejudica muito o seu cotidiano (o que é difícil manter por muito tempo), compre o imóvel. Sonho é sonho. Paga-se sempre mais caro por ele, mas a realização pessoal respectiva é impagável, né?
    Agora, se você quer investir em imóvel para especular, para ganhar dinheiro. Esse é o pior momento. Os imóveis valorizaram 250% às vezes 300% em dois anos. Totalmente fora do padrão.

    ResponderExcluir
  6. Robinho,.. perdi a última parte do comentário.. tinha ficado show...
    Logicamente vou ter que resumir agora.

    Especular é para profissionais. E mesmo eles têm prejuízo. É que nós só ouvimos as estórias vencedoras.
    Nâo coloque o seu dinheiro em um investimento só. Não invista em algo que você não domina. Warren Buffet, em citação no livro "TAO de Warren Buffet" disse que um bom negócio é garantido a partir de uma boa compra. Se os imóveis estão caros, então não é o momento de comprar imóvel para investir.

    Mas se você vai deixar o dinheiro parado nesse imóvel por 20 anos não tem problema, pois num prazo longo assim o imóvel valorizará, fora alguma catástrofe. Além disso você ganha o aluguel. COrrendo o risco de problemas com o locatário, pagamento de IPTU e condomínio, claro. Os melhores investimentos são sempre os de longo prazo, para quem não é profissional e obtém o dinheiro como resultado de seu suor.

    ResponderExcluir
  7. Se eu achasse que o mercado continuaria a subir indefinidamente até as olimpíadas, teria já adquirido o meu. Mas não o fiz. Esta decisão é minha e tem um risco: o de eu estar errado e todos os imóveis continuarem a subir na área que desejo e nem eu, nem meus filhos nunca mais podermos comprar um imóvel ali. Como acho que isso não existe. Estou esperando a correção de mercado. Acho que em 2011 ocorrerá arrefecimento do mercado. Os motivos estão elencados nos artigos sobre imóveis. Procure o artigo "Index Bolha Imobiliária" e veja os artigos deste blog indicados. Além disso, já há outros artigos. Procure as referÊncias "imóveis" ou "imobiliário" ou "imobiliária" no título dos artigos.
    Sugiro, ainda, a leitura de trÊs livros:
    - TAO de Warren Buffet
    - Axiomas de Zurique - Max Gunther
    - Pai Rico, Pai Pobre - Kiyosaki e Lerner

    Por causa da sua pergunta, penso em escrever um artigo sobre investimento financeiro. Talvez possa compartilhar algumas informações de alguns livros e cinco cursos na antiga Bolsa de Valores do RJ.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. (continuando) Para compras com fim de investimento, sigo Warren Buffet, citado no livro "Tao de Warren Buffet": "um bom negócio é feito a partir de uma boa compra." A boa compra é o que interessa, porque se vocÊ a fizer, vocÊ já garantiu a boa venda, pois mesmo que seja em valor médio, você já está no lucro. POrtanto, se os imóveis estão caros, o momento não é de compra, é de venda.
    Agora, se vocÊ pode esperar esses valores retornarem em 20 anos, por exemplo, comprar caro fica relativo, pois em 20 anos o imóvel estará valendo muito mais, além de te dar aluguel. Percebeu como o fator tempo do investimento é importante?
    Warren Buffet é um dos dez mais ricos no mundo e chegou a ser primeiro antes da crise de 2008. Ele disse que toda a sua fortuna em ações (quase a totalidade da sua fortuna) ficava em umas 9 a 10 ações e que às vezes ele demorava 10 anos para comprar uma ação, sendo certo que comprava aquelas em que pudesse deixar de 20 a trinta anos parado o dinheiro.

    Espero ter respondido. Como falei, o que disse é pouco. Mas não posso te enganar, né? Informe-se. Descubra seu perfil de investidor. N~]ao ponha seu rico e suado dinheiro em um único investimento, principalmente se você não o entende, nem admite prazos ou riscos de perdas. investimentos de longo prazo são melhores e garantem mais retorno com menos riscos.

    Leia: "Axiomas de Zurique" - Max Gunther
    "Tao de Warren Buffet"
    "Pai Rico, Pai Pobre" -

    ResponderExcluir