quinta-feira, 19 de julho de 2012

Qual a quantidade ideal de servidores públicos no Brasil?

Este é um debate sério.  Mas este debate nunca será feito pela mídia. Por quê? Porque para a mídia, representante e veiculante da perspectiva de bancos e empresas, o ideal é não existir funcionário público. Funcionário Público investiga, fiscaliza, compete com a área privada e arrecada imposto para realizar tudo isso, então a mídia nunca questionará o que fazer para melhorar o serviço público. Mas como isso é do interesse do País e de todos os brasileiros, o Blog Perspectiva Crítica faz agora esse debate.

Veja, gente, uma administração pública eficiente e de bom nível é essencial para manter o Estado funcionando adequadamente e segundo princípios de ordem pública (não princípios de ordem privada).

Na Roma Antiga os cargos públicos eram responsáveis por grande parte de empregos e da economia pública. Os cargos políticos, legislativos e administrativos eram preenchidos por integrantes das classes ricas e os cargos administrativos de segundo escalão em diante eram preenchidos por servos e escravos destes nobres. Servos e escravos educados com nível educacional muito superior à média de educação da população de cidadania romana. Estes escravos ganhavam muito melhor do que a média de cidadãos livres romanos e era comum escravos educados de nobres romanos tornarem-se ricos e livres. O romance mais antigo do mundo ocidental "Satiricon" conta essa realidade. Não se deixava, portanto, a administração de Roma na mão de pessoa de baixa escolaridade e mal remunerada.

Quando os Turcos destruíram o Império Bizantino, em 1452, eles perceberam que não tinham como administrar o grade Império que consquistaram e que precisavam de uma máquina pública eficiente. Como não entendiam de nada disso e precisavam de quem o fizesse, mantiveram todos os cristãos nos serviços públicos em todas as áreas, mesmo que o embate religioso fosse intenso.

Agora, nenhum caso é tão interessante quanto o da Índia. Depois de décadas de subjugação e humilhação, finalmente com a movimentação pela independência de Gandhi o povo indiano pôde sonhar com a liberdade e um país todo seu para exercer sua soberania consoante a vontade do povo indiano e não mais do povo inglês. A independência foi alcançada e os ingleses foram expulsos. Entretanto, o país era grande e nenhum indiano havia exercido funções administrativas, já que somente eram explorados e subjugados. A saída que encontraram para não entrar em colpaso adminstrativo e manter o país funcionando para gerar riquezas, empregos e tributos normalmente foi convidar os ingleses a ficarem nos cargos adminstrativos mesmo após a Guerra de Independência, o que muitos aceitaram com muito estranhamento, naturalmente. O que você acha disso?

Não existe País sem administração pública eficiente. Mas para ser eficiente a administração pública deve contar com pessoas de bom nível técnico e intelectual em suas respectivas áreas e em quantidade suficiente para dar conta do trabalho gerado em determinado País. É importante também que tenham estabilidade (o que existe em todos os países ocidentais avançados) para que este servidor possa se negar a cumprir ordens que prejudiquem o interesse público. Mas como atrair estas pessoas hoje em dia? Com boa remuneração, lógico. E com previsão de proteção do poder de compra no tempo (correção inflacionária do valor da remuneração).

Certo. Então são necessários servidores estáveis e de bom nível técnico, educacional e intelectual. E isso exige investimento na política remuneratória do Estado. Mas qual é o número ideal de servidores em sociedade?

Não é possível respoder objetivamente essa pergunta, mas podemos ponderar algumas informações sobre outros países. Vejam, países mais eficientes precisarão de menos servidores do que países menos eficientes sob o prisma de gestão pública e riqueza do Estado. Estado rico pode pagar bem e pode manter servidores mais educados e uma estrutura, por exemplo, informatizada que possibilite que um servidor de seu país produza mais do que quatro servidores de países mais pobres e sem informatização.

Na Itália, por exemplo, o jornal "O Globo" publicou a menos de um mês que mais ou menos 5% (cinco por cento) de toda a população italiana trabalha no serviço público e que o Primeiro-Ministro Monti quer baixar para 3,3% da população. É uma das economias mais ricas do mundo e uma das quatro grandes da Europa. Seus cidadão gozam de educação pública gratuita de alto nível, previdência social pública  e serviço de saúde pública gratuita de alto nível. Se você trouxesse esse parâmetro para o Brasil, teria que admitir que o Brasil poderia ter 3% de sua população como servidores públicos e, portanto, o número ideal de servidores públicos federais no Brasil seria de 6 milhões. Isso depois do corte que Monti quer. Se o parâmetro fosse o número de servidores hoje, teria que aplicar 6% e, portanto, o Brasil precisaria de 12 milhões de servidores. O Brasil tem 3,2 milhões de servidores totais (federais, estaduais e municipais) segundo recente publicação no Jornal O Globo (1º/07/2012). Deveríamos então, no mínimo, dobrar os servidores e, no máximo, quadruplicar o número atual de servidores públicos. Talvez assim não houvesse filas em hospitais e crianças abandonadas na rua. Na Itália eu não vi filas em hospitais nem crianças abandonadas nas ruas. Na Europa é difícil ver mendigos. Nos EUA eu viu uns dez em Nova Iorque.

Na França, outro país rico, os servidores públicos são 24% de todos os empregados naquele País. Há previdência pública, educação pública gratuita de qualidade e saúde pública de qualidade e seus servidores são bem remunerados. Como no Brasil o percentual de servidores públicos/todos os empregados é de 10,7% (segundo publicação em manchete no Jornal O Globo de 01/07/2012), segundo o parâmetro francês nós deveríamos contratar mais 2,2 vezes os servidores que temos hoje, abrindo ao menos mais 3 milhões de vagas na serviço público para ter quantidade suficiente e adequada de servidores públicos para prestarem serviços à nossa população.

A Alemanha tem 80% mais servidores públicos em relação a todos os empregados do que o Brasil, garantindo escola pública gratuita de qualidade a todos os alemães, saúde pública de qualidade a todos os alemães, previdência pública e sendo a maior e mais forte economia da Europa.

Nos EUA há mais 47% de servidores públicos/todos os empregados do que o Brasil e é a maior economia do planeta, com o maior contingente militar, com o maior PIB do planeta com total de 14 trilhões de dóalres, enquanto o Brasil tem 2,5 trilhões de dólares e enquanto a Europa inteira tem 16 trilhões de dólares.

Não vou comparar o Brasil com a Dinamarca, porque as dimensões são tão diferentes que a comparação ficaria sem muita legitimidade, mas saibam que os dinamarqueses vivem bem e eles possuem 390% mais servidores públicos por empregado em sua economia do que nós no Brasil.

Assim, pergunto: a ineficiência do serviço público no Brasil passa também pela quantidade insuficiente de servidores públicos/habitante? A existência de mais servidores públicos em uma economia empobrece a nação e prejudica a economia e prestação de serviço público ou impulsiona a economia e aumenta a qulidade de vida da população? É interessante investir em serviço público no Brasil e em salários de forma a atrair cada vez melhores e mais servidores públicos de qualidade e alto nível intelectual e técnico ou seria mais lógico depauperar-se o servidor público esperando que assim desmotive-se o servidor e a carreira na prestação de mais e melhor serviço público ao cidadão pagante de tributos?

Responda você, meu amigo. Mas tenha em mente que isto é um debate sério e que não é feito pela mídia (nem será!). Só que quando o Lula dobrou os técnicos do INPI, as patentes que demoravam 4 anos passaram a sair em 9 meses. Quando a Polícia Federal teve seu efetivo triplicado, no Governo Lula, o passaporte que saía em até 4 meses chega a sair em dez dias, fora o crescimento gigantesco de investigações, denúncias contra políticos, mafiosos e traficantes por todo o País. Alguém sabe quanto isso vale em dinheiro para o País? Quando Lula triplicou o efetivo do Itamaraty (ver p.s. de 30/10/2013), nosso comércio internacional mais que dobrou. Quanto custa em salários 300 diplomatas? E quanto em tributo, emprego e negócios foram gerados?

Saiba também que, ao contráro do que é publicado na mídia, o dia em que os limites orçamentários forem atingidos (50% do orçamento da União é o máximo que pode ser gasto na área federal para pagar servidores) os servidores podem ser demitidos para adequar o custo e o limite orçamentário. Hoje o gasto não chega a 31% do Orçamento da União.

p.s. de 03/09/2012 - texto revisado.

p.s. de 1º/10/2013 - Miriam Leitão, no Telejornal "Bom Dia Brasil" de hoje, informou que por causa do problema de não votação de orçamento americano (de novo), quase um milhão de servidores públicos federais americanos parariam e seriam licenciados sem remuneração. Ela disse que isso é metade de toso os servidores públicos civis federais americanos, que são no total de 2 milhões, segundo suas próprias palavaras. Bem, saiba que o Brasil tem 1,1 milhão de servidores públicos civis federais. Mais uma prova de que digo que temos menos servidores por habitante do que países ricos. E a população americana não é duas vezes superior à nossa.

p.s. de 30/10/2013 - Lula não triplicou o efetivo do Itamaraty. Aparentemente ele contratou três vezes mais diplomatas do que o Governo Fernando Henrique. O efetivo do Itamaraty parece que saiu de pouco mais de 1 mil a 1,1 mil diplomatas, durante o Governo Fernando Henrique, para 1,4 a 1,5 mil diplomatas, ou seja, um crescimento de até 40% do efetivo de diplomatas. Hoje, somando os contratados durante o Governo Dilma, temos quase tantos diplomatas quanto a Alemanha, nos inserimos melhor no mundo, fazemos mais negócios internacionais, o comércio exterior saiu de 107 bilhões de dólares anuais, no fim do governo FHC, para mais de 450 bilhões de dólares em 2012. Hoje nosso corpo diplomático é o terceiro maior dos BRICs, atrás de China e Rússia e à frente de Africa do Sul e Índia. Veja que a contratação de 300 a 400 diplomatas possibilitou (ou coincidiu, para os céticos) a quadruplicação do comércio exterior brasileio, mesmo em período de crise financeira internacional!! É isso, esse tipo de vantagem e a correlação com a contratação de servidores públicos, que nunca se publica no Brasil.

p.s. de 22/10/2014 - Texto revisto a pedido do comentarista professor de português "Claudiadu". Encontramos poucos erros de digitação, necessidade de algumas vírgulas e adequamos algumas expressões escritas de forma mais coloquial. Erros graves de português não foram encontrados. Se o professor quiser, fique à vontade para nos apontar os erros que ainda encontre no texto. É sempre um prazer aprender nossa difícil  língua-mãe. Rsrs

33 comentários:

  1. Gente.. para não ficarmos sem um número sobre o qual falar e pensar, resolvi dizer um número de servidores que seria ideal de termos, considerando a demanda de nossa sociedade de 200 milhões de habitantes. Considerando os números e percentuais de servidores públicos em relação a empregados/habitantes em economias maduras, faltam-nos mais um milhão de servidores para garantirmos prestação suficiente e de qualidade a todos os cidadãos brasileiros como há na Europa.
    Com isso nós chegaríamos a quase o percentual existente de servidores/empregados que existe nos EUA e Alemanha, ou seja, sairíamos de 10,7% para 14% de servidores em relação a todos os empregados da economia.
    É isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mário,
      Vc está muito enganado quando diz que na Índa não existiam funcionários públicos indianos, e vem com aquela história da subjugação, colonialismo,blá blá blá.etc.Se vc vir imagens das repressões policiais dessa altura, rapidamente concluirá que os polícias eram ...indianos.Esse é apenas um exemplo. Simplesmente os cargos mais importantes eram atribuídos aos Ingleses e escoceses, ficando os Irlandeses de fora dessa atribuição.

      Excluir
    2. Não sei se você captou a idéia do texto, amigo. A subjugação da Índia à Inglaterra é um fato histórico anterior à independência da Índia em 1947. O relatado sobre a questão da necessidade de funcionários da administração deverem ser ingleses mesmo após a independência é relatado em um livro de mais de 500 páginas de que não lembro o título, mas pesquisarei para você. Naturalmente para administrar um país da dimensão da Índia, deveriam ser utilizados indianos na base da administração.. mas me referi, mas pode não ter ficado claro, à administração superior, àquela que dirige e a de servidores públicos da adminstração.. não policiais, e servidores prestadores de serviços mais repetitivos, como carimbar documentos etc..
      Obrigado, pela contribuição e oportunidade de esclarecimento.
      Vejo que os casos romano e turco não suscitaram dúvida.
      A idéia que quero deixar claro é a de que servidor deve ter qualidade para prestar serviço de qualidade. E empregado de qualidade, como qualquer trabalhador de qualidade, exige salário e investimento por parte do empregador. Nâo sei se você está de acordo.
      Abs.

      Excluir
    3. Vejo também que você concordou que os "cargos mais importantes eram atribuídos aos ingleses". É sobre estes cargos que digo que quando a ìndia se independeu, ao invés de banir ingleses desses mesmos altos cargos mencioados por você, como não existiam indianos suficientes com educação, conhecimento e preparação para os preencher todos, pediu para que os ingleses, mesmo após a independência, ficassem.
      Pra mim isso pareceu incomum e interessante. Por isso citei no contexto maior do artigo que é o de sublinhar a necessidade de funcionários públicos capazes para fazer funcionar a ma´quina pública.

      Excluir
    4. Mário Rui, o nome do livro é "Esta noite liberdade", romance histórico escrito por dois jornalistas investigativos, Dominique Lapierre e Larry Collins. Segundo uma resenha que selecionei para você, "os autores fizeram uma extensa pesquisa histórica de mais de quatro anos que reuniu seis mil páginas de depoimentos originais, 800 horas de entrevistas gravadas, 100 fotografias históricas, dez mil folhas de documentos e arquivos da época". Acesse mais informações sobre o livro na seção "Novidades de Livraria" em http://www.pco.org.br/novidades-da-livraria/esta-noite-a-liberdade--dominique-lapierre-e-larry-collins/ab,o.html

      Excluir
  2. Temos 3,2 milhões de servidores, ou seja, 10,7% de todos os empregados brasileiros são servidores públicos. Deveríamos ter então 4,2 milhões, tratando em miúdos e sendo claro e cristalino, como sempre me esforço em ser.

    Com isso educação básica, média e superior, além de creche e atendimento médico, distribuição de justiça, segurança interna e defesa nacional, além de fiscalização de todo o mercado, com garantia de qualidade de desenvolvimento da economia e observação dos direitos do consumidor estariam garantidos.

    Pois não se enganem, garantia disso tudo só é possível com servidores públicos contratados, bem pagos, treinados e, çentão, exigidos e com metas a cumprir.

    Isso garantiria ainda a entrega de projetos de infra-estrutura para todo o país (feito por analistas servidores públicos), eficiência na criação, desenvolvimento de estatísticas e entrega de resultados estatísticos, desenvolvimento de vacinas, desenvolvimento de tecnologia militar, espacial, de medicamentos e de tecnologia para a agricultura e pecuária, tudo isso feito hoje por poucos servidores públicos, cobrados por resultados sem ser-lhes dadas condições de trabalho para tanto... e mesmo assim entregando tais serviços à população.

    Isso é verdade que não é publicada.. nem será.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou desenvolvedor de software e minha visão é diferente. Eu sei que é possível ter 1 milhão de servidores públicos em lugar dos 3,2 milhões. Para isto o Governo teria que ter uma política de informatização voltada para reduzir estes números. Foi isto que grande parte das empresas fizeram. Usaram as novas tecnologias para reduzir custos. Também tenho certeza que com a informatização, ocorre, no mínimo o DOBRO de eficiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, seguramente a informatização seria muito boa para o serviço público, mas não há mágica. A maior parte dos servidores e agentes públicos são professores, assistentes sociais, profissionais de saúde policiais e atendentes diretos, que a tecnologia ainda não pode suplantar. Evidentemente, pode tornar seu trabalho mais eficiente, e há sim equívocos no emprego dos recursos atuais, mas mesmo que a produtividade do serviço público fosse maximizada, ainda faltariam recursos. Vou usar a educação como exemplo: apresar de infinitos avanços para a expansão do atendimento (principal responsável por expressiva melhora econômica e de idh nos últimos 20 anos -nas gestões psdb e pt, veja, não é uma questão partidária), ainda há 7 milhões de crianças e adolescentes negligenciados, apesar das salas superlotadas. Eficiência em educação não significa educar o dobro de alunos com o mesmo número de professores(coisa que a tecnologia poderia permitir via EAD, por exemplo), mas dobrar o número de professores para que possam acompanhar os alunos de forma mais próxima e eficaz. E isso, só se consegue com mais funcionários públicos.

      Excluir
    2. É disso que se trata, Thiago. Perfeito. Obrigado pela participação.

      Excluir
    3. Na verdade, os mais capazes de asseverar isso e criar uma nova perspectiva social nesse sentido são os médicos e professores, duas classes de servidores contra a qual a grande mídia não pode falar porque a população admira incondicionalmente e entende seu valor.
      Na minha maneira de ver, professores e médicos públicos têm um poder de alertar a sociedade com notícias como as que este Blog e outros blogs sociais produzem que ninguém , nenhum outro servidor tem.

      Excluir
    4. Aliás, Thiago, sou só um estudioso e escritor. Você pode ajudar. Divulgue esse artigo a toda a sua rede de amigos do face e por email. Divulgue todos os artigos publicados aqui e dos quais você goste. Nossa linha de publicação é diferente: só é admissível a verdade.
      Nosso sonho é ter os acessos do Globo e criar a crítica e o paradigma aos artigos que a grande mídia publica e que são mentirosos e nos empobrecem.
      Contamos com você. Um grande abraço.

      E se gostou desse artigo, saciando parte de sua sede sobre a verdade, sugiro que acesse e divulgue, se entender interessante e verdadeiro, os seguintes artigos:

      1 - http://www.perspectivacritica.com.br/2014/08/ocde-comprova-paises-de-maior-idh-e.html

      2 - http://www.perspectivacritica.com.br/2011/07/guerra-pelo-pibde-que-lado-voce-esta.html

      3 - http://www.perspectivacritica.com.br/2015/04/o-fim-do-emprego-e-de-direitos.html (esse projeto esta na mesa do Temer!!!)

      4 - http://www.perspectivacritica.com.br/2014/12/a-tentaiva-de-romanizacao-da.html

      5 - http://www.perspectivacritica.com.br/2010/07/reconstruindo-o-brasil-reconstruindo-o.html

      6 - http://www.perspectivacritica.com.br/2011/12/os-11-artigos-mais-importantes-do-blog.html

      São seis de 840 artigos que já tiveram mais de 212 mil acessos gerais, em quase seis anos,por mais de 40 países.

      grande abraço e boa leitura!

      Do seu amigo e cidadão brasileiro,

      Mário César Pacheco
      Blogger

      Excluir
  4. Jefferson, tenho certeza de que a informatização é excelente instrumento que aumenta a eficiência. Entretanto, se a Alemanha, Dinamarca, EUA, Inglaterra e França êm investimentos em informatização no seu serviço público, porque eles ainda têm mais servidores por habitante do que no Brasil? Enquanto temos um servidor para cada 32 habitantes, a Alemanha tem 1/18, a França 1/12,5 e a Inglaterra 1/29 (dados publicados no Jornal O globo de 08/06/2010, pg. 21). Enquanto o Brasil tem 10,7% de seus trabalhadores na área pública, os EUA têm 14,7% e a Dinamarca 39%.
    Além disso Jefferson, quantos computadores podem dar aula por classe? Ou julgar processos um a um, atendo-se a fatos específicos e ponderação de provas para verificar o direito? Ou realizar sozinho os cálculos e o planejamento de uma construção de hidrelétrica ou o traçado de ferrovias que devem cortar todo o País? Ou atender um doente ouo realizar uma cirurgia?
    Procure saber quantos funcionários tem a Shell no mundo e quantos têm a Petrobrás. Quando eu soube há três ou cinco anos atrás, eram 106 mil da Shell contra 70 mil da Petrobrás.
    Computador não tem inteligência para realizar fiscalização, nem cirurgia, nem dar aula ou julgar ou te atender no Detran.. então tem coisas que só pessoas podem fazer. Deve ser por isso que na Europa e EUA os serviços são melhores do que aqui e porque aqui, com menos servidores, temos fila em hospital e falta de professores, além de processos sem julgamento.
    Essa é minha opinião. Quero o mesmo número de servidores que países ricos como o nosso têm por habitantes. Nosso PIB é praticamente o mesmo que o francês ou o inglês, não podemos ter menos servidores por habitante. Mas gestão também melhoraria muito, com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Como quem presta serviço público a você é servidor e não computador, quando você não exige mais servidores para te prestarem serviço público, você admite que o Estado economize em investimento que lhe proporcionaria mais retorno ao imposto que você paga.
    Com a configuração de servidor por habitante que existe hoje no Brasil, EUA, Dinamarca, França e Alemanha, você têm Estados com renda per capita maior, com habitantes mais ricos do que o Brasil tendo investimento em serviço público maior do que os habitantes do Brasil, de renda per capita inferior e sabidamente mais pobres e carentes de prestação de serviço público.
    Isso me parece bizarro. Mas não foi fácil eu ver isso.. tive de conjugar, o que faço naturalmente, muitos artigos e informações por anos. Mas você pode verificar tudo o que te digo nos artigos já escritos e nas fontes mencionadas. E ainda me contrastar pelo Blog!!
    Isso é que é o grande negócio dos Blogs Sociais, não é mesmo?
    Confere lá o que disse Jefferson. Quero você junto pedindo investimento em prestação de serviço público para que possamos gastar menos com educação de nossos filhos e plano de saúde, como na Europa.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Caro Mário, gostei bastante de seu artigo pois ele está em consonância com o que publiquei em meu próprio blog (http://revolucaoinstitucional.blogspot.com.br/). Acredito que, para o Brasil se tornar uma potência mundial de fato e de direito, deveríamos ter, no mínimo, cerca de 10 milhões de servidores públicos (civis e militares, sendo estes em pelo menos meio-milhão, para garantir nossa Defesa). Deveríamos ter ao menos 2,5 milhões de professores, 1 milhão de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, etc.) e cerca de 1,5 milhão de policiais atuando em todo o território nacional.
    Um abraço e parabéns por seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ageu, primeiramente, obrigado por sua atenção e pelos elogios.
      Como você, eu concordo que há déficit de servidores públicos em todas as áreas por todo o Brasil e e todas as esferas de governo.

      Se você pensar em termos de taanho da população brasileira, acho que seus números não estão ruins, como objetivo em se ter determinados números absolutos de servidores públicos, seja da saúde, sejam militares, como você colocou acima.

      Entretanto, é sempre bom nós, de Blogs Sociais, pautarmos nossas sugestões em cima de índices internacionais comparáveis e em cima de dados estatísticos brasileiros pertinentes.

      Veja. Se fizermos isso para a sua sugestão numérica de aumento de servidores, apesar de eu concordar que devemos aumentar o número de servidores, teremos problema em corroborar seus números.

      Observe. Quanto a médicos, a Inglaterra tem um excelente quadro que atende a sua população. Quantos médicos por habitante eles têm? Quantos nós temos? Eu mostrei esses números no artigo sobre o programa Mais Médicos e agora não me recordo perfeitamente. Parece que se contratássemos hoje 58 mil médicos (publicado no Globo), ficaríamos com o mesmo índice que eles. O Mais médiocs pretende contratar um total de 40 mil a mais, mas imediatamete seriam 13 mil consoante pedidos de municípoios e estados. Então Contratar 58 mil médicos (acho até que seriam necessários 158 mil.. tem que ler o artigo do programa mais médicos) é defensável.

      Agora, se são necessários 58 mil médicos, quantos enfenrimeiros, assistentes de enfermeiros e assistentes adminstrativos são necessários? Então, por exemplo, se fossem necessários 158 mil médicos para chegarmos na relação médico por mil habitantes da Inglaterra, talvez fosse necessário a contratação de perto de um milhao de servidores na saúde, e seu número sugerido estaria perfeitamente correto!!! É importante o fundamento que subsidia o número de contratações que você sugere.

      Por outro lado, há que se ponderar o limite orçamentário para não se violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nõa dará para reslver todas as contratações necessárias de uma vez, mas sabendo quanto precisamos em cada área, é possível fazer plano de preenchimento dessas vagas, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso garante também a sustentabilidade dos servidores contratados e dos serviços que serão prestados sem criar ônus demias para a sociedade. Isso é essencial. A strutura que existe na Europa demorou cinco décadas para ser construída.

      Sugiro que você siga nosso método e pesquise os índices que aplicamos para sugerir nossos números para aumento de contratação de servidores e questionar os seus núemros. Mas é ótimo estarmos fazendo esse debate que a mídia não fez, não faz e nunca fará.

      Importante notar também que a mídia não pesquisa qual o percentual que cada país destina de seu pib para custear seu funcionalismo público. E nem apresentará, pois se o fizer, mostrará que o Brasil gasta pouquíssimo em relação aos europeus e também em relação aos EUA!! Mas provavelmente gasta mais do que a Republica Dominicana, Panamá, Peru e a Nicarágua.. grandes economias do continente americano... rsrsrs

      Excluir
    2. Bem vindo à rede de informações do Blog Perspectiva Crítica. Quanto mais pessoas buscando essas informações que a mídia sonega, maior nosa chence de descobrir a verdade e o melhor para nosso País e nossas famílias.
      Bom trabalho em seu Blog e parabéns pela sua iniciativa.
      Abraços
      Mário César Pacheco

      Excluir
    3. Só pra completar, não acho absurdo que tivéssemos 500 mil militares. Temos 300 mil. Teríamos somente de ver a questão de verbas e prioriddes de gastos. Então é número a ser discutido de novo. ´Como somos pacíficos e nossa preocupação é defesa, deverímos ver se é mais importante ter mais cem mil homens ativos ou mais baterias de mísseis em uso, por exemplo...

      E quanto ao número total de servidores.. considerando-se os números praticados por eurpeus, 10 milhões de servidores públicos no Brasil não parece absurdo, mas seria quase 33% de todos os atuais trabalhadores ativos (uns 35 milhões formais hoje em dia).. então, teria que se ver o impacto orçamentário disto, o impacto no mercado de trabalho (pois disponibilidade de mão-de-obra para empresas é fator determinante de custos e de operacionalidade) e o número não deveria, a nosso ver, ser determinado aleatoriamente, mas deveria ser resultado da demonstração de que cada área precisa de tantos servidores para igualar a índice de algum país avançado e/ou para tornar efetivo e mais eficiente, com retorno social, de determinados serviços públicos.

      Aí sim chegaríamos no número exato de quantos servidores precisamos no total.. a partir dessa análise mais fina e trabalhaosa!!

      Excluir
    4. acho que voce é tao ignorante que nao sabe o que mantém toda essa galera que nao produz nada na ativa sao as poderosas transnacionais americanas e europeias, nao é funcionario publico nao é IBM, MICROSOFT, GOOGLE ETC estes caras sao os que mantem estes paises no topo.
      O Brasil nao tem a menor condicao de manter este sistema pois nao produz nada que o valha! só é exportador de commodities e nada mais!

      Excluir
    5. José Carlos, desculpe a demora na resposta. Só vi agora. Primeiramente, não incentivamos o distrato de qualquer participante, seguidor, leitor ou blogg. Sugerimos o debate de idéias e não o ataque moral a ninguém. Dito isso, parece que posso supor que você sugere que a existência de empresas grandes em uma economia é o sustentáculo para o bem-estar da população, desenvolvimento de políticas públicas, prestação de serviços públicos de qualidade, execução de política responsável monetária e orçamentária e natural e imediata melhora da qualidade de vida das populações. Sendo assim, todo o sistema político representativo e democrático fica bastante apequenado.. portanto, diante desse quadro, pela primeira vez em quatro anos do Blog, não tenho o que dizer a um leitor, pois suas premissas de compreensão da realidade estão muito distantes das adotadas por este Blog.
      Mas agradecemos sua atenção e tempo dispensado a um de nossos 701 artigos, em quatro anos de existência.
      Atenciosamente,
      Mário César Pacheco - blogger

      Excluir
    6. E, José Carlos, por último, "essa galera que não produz nada na ativa" que você diz quando obviamente se refere a servidores públicos, foram quem desenhou e construiu todas as hidrelétricas desse país, projetaram e construíram todas as linhas de trasnmissão, paa que vocÊ tivesse luz em casa e no computador que usa, criaram a rede de telefonia fixa no país, criaram a petrobras, o banco do Brasil, o Banco central, o BNDES, todas as universidades públicas do País que são as melhroes do País, criaram um sistema bancário continental que é o mais seguro do mundo, criaram todas as rodovias e linhas férreas que unem o País e garantem a sua segurança contra traficantes... estes servidores da ativa, em suas épocas, também criaram a embraer e a Vale do Rio Doce e a CSN, que eram grandes empresas anters de serem privatizadas.. nada disso foi criado pela área privada, a qual, quando teve acesso a estas empresas em alguns casos melhoraram os serviços, em outros pioraram, caso da Light que não estourava bueiros cquando era pública e caso dos trens e ferrovias, que ao serem privatizados ficaram pior e tiveram trechos desativados e trilhos vendidos. Então, acho que há alguma desinformação da sua parte. Sugerimos a leitura do artigo dos artigos da lista especial preparada por nós a nossos leitores e acessível em http://www.perspectivacritica.com.br/2011/12/os-11-artigos-mais-importantes-do-blog.html

      Excluir
    7. Leia principalmente o artigo "Duas grandes mentiras do mercado e da mídia contra o cidadão" e o artigo "Quem disse que brasileiro quer ser funcionário público? E quem disse que se quiser não pode sê-lo?". Por fim, os artigos "serviço público bem remunerado: vantagem ou desvantagem para você?" e "Conflitos de interesse: grande mídia x sociedde x serviço público" e o último "A guerra pelo PIB: contribuintes individuais x empresas comerciais e industriais x instituições financeiras" poderão te dar acesso a informações que você nunca leu nem nunca lerá, porque a grande mídia, da qual eu, você e toda a sociedade se alimenta para entender a realidade, produz informações sobre o prisma de empresas e nõa sob o prisma do cidadão. E é por isso que você formou a idéia preconceituosa de que servidor público "não produz nada". A culpa não é sua. Mas você deu o primeiro passo. Você me criticou. Ótimo. Agora você pode dar o segundo: conferir se o que falo tem sentido e se você deve rever seus conceitos. Esse é mais difícil. Nem todos dão esse passo. Espero que você siga com sua curiosidade e leia os artigos que sugeri. Quem sabe você não encontra algumas idéias interessantes e que beneficiem muito melhor você e seus familiares do que aquelas que lemos todos os dias e nos incentivam a defender um sistema que nos empobrece todos os dias?

      Excluir
  7. Ageu!!! Achei o meu artigo que enfrenta a questão de número de médicos necessários ao Brasil!! Resumindo: a OMS indica que o número mínimo para relação médico por mil habitantes deve ser de 2 médicos para cada mil habitantes, Nós temos 1,8. Para chegarmos a 2, precisaríamos de 54 mil médicos (dados de 2013). A Inglaterra tem 2,7 médicos por habitante e para chegarmos a esse índice precisaríamos de contratar imediatamente 168 mil médicos!!
    Veja os detalhes no artigo: http://www.perspectivacritica.com.br/2013/05/prova-de-desinchaco-da-maquina-ppublica.html

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os números não dizem tudo, quem faz uma leitura simples imagina que com 54 mil médicos novos chegaríamos ao ideal, mas assim como na distribuição de renda, a distribuição dos médicos é muito irregular, as capitais, a maioria atinge e ultrapassa facilmente esse indicador, no entanto, cidades do interior ficam bem distante disso.
      O Brasil é um país continente, ainda que tivéssemos um governo neo-liberal, teríamos que ter mais servidores do que o que temos hoje, mas mesmo no serviço público há áreas com mais servidores que o necessário e outras com uma escassez brutal.
      Apesar, de como citado, termos o PIB semelhante ao francês, como foi dito no texto, temos o triplo da população francesa e nossa extensão territorial dificulta e muito os investimentos, mas sou otimista acredito que teremos num futuro próximo um serviço público de qualidade, apesar de termos forças contrárias constantemente lutando contra isso, isso pode ser visto com PL da terceirização, a PEC da bengala que foi aprovada há poucos dias, que diminuirá o número de concursos públicos se for espelhada para todos os servidores, e também quando cortaram a CPMF em 2008, muita gente aplaudiu, mas aquele foi um marco do retrocesso da melhoria da qualidade do serviço público na saúde brasileira.

      Excluir
    2. Concordo inteiramente, Robson. Não adianta só contratar. Deve-se contratar e geri-los. Nõa há gestão pública eficienciente no serviço público, o que pode ser mudado. Mas concordarmos que temos pouco servidores por habitante já é uma reviravolta no que a grande mídia publica todos os dias sobre inchaço da máquina pública do Brasil. A gestão de servidores públicos inclui: (a) discutir sua quantidade em relação ao número de habitantes; (b) a correta distribuição e quantificação de servidores em relação à demanda social dos mesmos nas divcersas localidades do País; (c) crair plano de carreria a todos, (d) criar e exigir metas; (e) promover debates salariais e de valorização do servidor, inclusive com ecventual criação de bônus em dinheiro ou nõa por atingimento de metas, como há na área privada e (f) manutenção da estabilidade porque ela garante a isenção do servidor para defender o interesse público.

      Excluir
    3. Robson, acesse o seguinte artigo: http://www.perspectivacritica.com.br/2014/08/ocde-comprova-paises-de-maior-idh-e.html
      Tenho certeza de que você gostará!
      Abs

      Excluir
  8. muito legal tudo que voce escreveu Mario Cesar!!! Isso eh algo que praticamente ninguem no Brasil sabe. Julgam os servidores publicos como vagabundos por muitas vezes nao darem conta de prestar assistencia de qualidade aos brasileiros mas como vemos estamos defasados no numero de servidores em relacao a paises que prestam um bom serviço a população.

    ResponderExcluir
  9. Exatamente, Will... para se saber a verdade, dá trabalho.. nós nos damos a esse trabalho e passamos todos os dados corretos aos nossos leitores assim que obtemos as informações.

    Se gostou desse artigo que leu, tenho certeza de que achará interessantes os seguintes artigos deste Blog:

    http://www.perspectivacritica.com.br/2010/07/reconstruindo-o-brasil-reconstruindo-o.html

    http://www.perspectivacritica.com.br/2011/12/os-11-artigos-mais-importantes-do-blog.html

    http://www.perspectivacritica.com.br/2010/06/carga-tributaria-e-servico-publico.html

    http://www.perspectivacritica.com.br/2013/06/brasil-x-mundo-servicos-publicos.html

    Grande abraço,

    Mário César Pacheco

    ResponderExcluir
  10. Esse também será de seu interesse:

    http://www.perspectivacritica.com.br/2013/05/artigo-estado-minimo-x-falta-de.html

    ResponderExcluir
  11. Pesquisando sobre máquina pública para esclarecer uma amiga, encontrei seu artigo, bastante didático e elucidativo. No entanto, eu e ela somos professoras de português e não podemos repassá-lo do jeito que está. Sugerimos que faça uma correção ortográfica. Parece babaquice, mas não é. Desculpe publicar aqui, fica a vontade para apagar o comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi abaixo! Em comentário! Obrigado.

      Excluir
    2. Claudiadu, fi\z a revisão que me pediu hoje, em 22/10/2014. Veja se está tudo ok. Registrei que fiz revisão especialmente a pedido seu em p.s. de 22/10/2014. Se encontrar algo mais a ser corrrigdo, por favor, pode até apontar em comentário. Tenho até curiosidade nos erros que talvez tenham me passado despercebidos. Abs

      Excluir
  12. Claudiadu, não se acanhe, rsrsrs. Depois de mais de quatro anos de Blog e 730 artigos, mesmo sendo eu mesmo muito rigoroso com o vernáculo e trabalhando com ele diuturnamente, percebi que, sem revisores, é muito difícil para mim atingir perfeição ortográfica. Se jornais com equipes de revisores não conseguem.. rsrsrs

    Mas, observe, faço revisões eventuais nos artigos e de forma continuada. Reverei este artigo, mas pode repassá-lo, informando essa minha dificuldade. Como ela é professora de português não terá nenhum prejuízo educacional... Rsrsrs. Compartilhe com ela essa minha falta de revisão. E, desde já, autorizo que você copie o teor, corrija para sua amiga e alunos e cite a fonte. Minha maior preocupação é com o conteúdo do artigo.
    Faço o máximo esforço em publicar sem erros de ortografia e digitação, mas, até porque o texto é mudado várias vezes antes de ser publicado, isso não é possível de se obter em 100% das vezes. Conto com a generosidade dos leitores e a sua nessa seara. Mas fico muito feliz em você ter entendido que o artigo é digno de seu compartilhamento.
    Ficam aqui minhas desculpas e meu agradecimento.
    Abraços
    Mário César
    p.s.: menos erros dessa vez, hein? Rssrsrs Esse texto eu revi pessoalmente. ; - )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Claudiadu.. até nesse textinho achei um equívoco.. impresssionante.. Escrevi "Esse texto eu revi pessoalmente". Mas como coloquei o objeto antes do verbo, alterando a forma direta de escrita (sujeito + verbo + objeto), deveria ter colocado vírgula após texto e ficaria assim " Esse texto, eu revi pessoalmente". Mas é isso.. no blog, já é comum, você pode escrever de forma menos formal. Perdoe esse esforçado escritor! Rsrsrs E não conte meus erros pors meus pais... são professores de português e latim e ficariam sem jeito!! Rsrsrsrs abraços
      ; - )

      Excluir