terça-feira, 13 de julho de 2010

Notícia do Blog da Míriam Leitão: China adota medidas para conter valorização do setor imobiliário

Pessoal,

como já publiquei aqui, no meu artigo "bolha imobiliário no RJ", há um movimento de valorização dos setores imobiliários dos países emergentes por conta da busca de investimentos seguros e com retorno por parte dos fundos europeus e americanos que não têm boas perspectivas em seus países. E assim seguem, claro, todos os demais fundos de investimentos mundiais.

Este fato gerou a admissão, pela primeira vez, pelo FMI de que controle de fluxo de capitais não seria crime contra a liberdade econômica e contra a liberdade de mercado. Tudo isto eu já tratei com detalhe no artigo anterior, inclusive indicando fontes.

Agora, a Míriam Leitão publicou ontem, 12/07/2010, em seu blog que a China está adotando medidas para impedir valorização exacerbada de seus mercados imobiliários, para impedir que haja em sua economia crise semelhante a que ocorreu com os países ricos. A natureza das crises seria distinta, como seria a crise no Brasil (de preços e não de crédito), mas teria o mesmo poder de devastação.

Isto é para demonstrar e alertar mais uma vez sobre os valores absurdos praticados no mercado brasileiro, em especial no Rio de Janeiro, para imóveis. Trago mais essa informação e sugiro a leitura do artigo da Miriam.

p.s.19/07/2011: texto revisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário