quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dentre as 100 melhores faculdades dos países emergentes há somente quatro brasileiras, todas públicas

Interessante esse dado. Dentre as cem melhores universidades dos países emergentes, há somente quatro universidades brasilerias: USP (11º lugar), Unicamp (24º lugar), UFRJ (60º lugar) e Unesp (87º lugar). Todas são públicas e não há uma privada nesse ranking.

Acesse a íntegra em http://oglobo.globo.com/educacao/brasil-nao-tem-universidades-entre-10-melhores-dos-paises-emergentes-10967823

É interessante lembrar que os professores são concursados, os alunos também, e a estrutura fornecida é pública custeada com impostos. Nenhuma instituição particular conseguiu esse nível de proficiência. Isso nos remete a pensar  o nível de excelência que o setor público é capaz de fornecer à nossa sociedade e o nível de excelência que a área privada consegue oferecer.

E se é assim na Educação, em outras áreas podemos ter mais eficiência do setor público do que do privado. Talvez seja por isso que o Banco do Brasil  é o maior banco do Brasil, mesmo à frente do Citibank, Santander e gigantes brasileiros. Talvez seja por isso que a Petrobrás não tem concorrente em nossas terras. talvez seja por isso que o BNDES seja capaz de sozinho vir financiando a longo prazo e taxas baixas toda a infra-estrutura e grandes investimentos produtivos brasileiros, e ainda obtém lucros ano a ano, tendo hoje mais de três vezes os valores e patrimônio do Banco Mundial; dentre vários outros casos de excelência (Justiça Eleitoral, REceita Federal, Banco Central, Agências Reguladoras, Rede Hospital Sara Kubitschek, Fiocruz, Finep, Correios, CEF, etc.. etc...

Mas a mídia gosta de dizer que o serviço público e o setor público são os párias da sociedade..

Enquanto não encararmos a realidade dos fatos, ficará difícil ter os melhores serviços que brasileiros podem prestar a brasileiros, por menos valores despendidos pelo cidadão, e isso prejudica a eficiÊncai da economia e empobrece cidadãos... temos de dar as melhores condições para a área privda se desenvolver onde possa ser melhor, mas reconhecer que o Estado é melhor em muita coisa e exigir que se invista nesses setores para que obtenhamos mais e melhores serviços para todos os brasileiros.

Justiça informativa gerará eficiência adminstrativa e investimentos públicos e priovados corretos. Por quê nunca há uma manchete assim: Área privada reprovada na educação superior"? O artigo não merecia esse título?

Só chamo a atenção de que a lista das 800 melhores universidades do mundo a UFRJ estava em primeiro, seguido da Unicamp, depois da USP e depois, creio, veio UFF e PUC/RS ou PUC/RJ. Então há métodos de contagem diferentes nessas duas avaliaçãoes e ao menos nessa edição que agora comento, havia um representante brasileiro da área privada.

Aqui há justiça informativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário